O que é Sociologia? - Carlos B. Martins

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA...
...a busca por explicações científicas para os acontecimentos sociais.

O termo sociologia foi usado pela primeira vez pelo francês Auguste Comte (1798-1857), em sua obra intitulada “Curso de Filosofia Positiva” em 1830. Mas, quais foram as razões para que se tornasse necessário explicar a sociedade de forma científica? Por que ela surgiu na França e não naInglaterra ou no Brasil? Por que foi fundada por Auguste Comte e não por outro pensador? As respostas a estas indagações se encontram no universo social, econômico, cultural e político forjador da ciência da sociedade.
O século XVIII representou um momento importantíssimo para a história europeia. Conhecido como o “Século das Revoluções”, duas delas representaram muito bem esse período: a RevoluçãoIndustrial, iniciada e consolidada na Inglaterra estendendo-se, posteriormente, para todo o Ocidente; e a Revolução Francesa, a qual possibilitou o poder burguês no âmbito político e social. As duas revoluções representam os “dois lados da mesma moeda”, que é a derrocada da sociedade feudal e a instauração definitiva da sociedade capitalista industrial.
Todas essas revoluções colocaram novosproblemas para a humanidade, como a superexploração da classe trabalhadora, consequência do processo de industrialização e, que naquela época se encontrava desorganizada e submetida aos interesses da burguesia.
Os problemas sociais como a intensa exploração e um elevado número de morte de trabalhadores, insalubridade pública, a exploração do trabalho feminino e infantil, entre outros aspectos, eramagravados pela falta de planejamento no novo espaço em que as relações sociais capitalistas se desenrolarão: os centros urbanos. Os conflitos sociais e as primeiras manifestações da classe operária provocava a necessidade de um Estado forte para manter a ordem e de estudos e pesquisas sobre os trabalhadores para melhor conhecê-los. A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual àsnovas situações impostas pela revolução industrial e francesa. Boa parte de seus temas de estudo e de reflexão foi retirada das novas situações, como por exemplo, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc. É a formação de uma sociedade especifica, a sociedade capitalista, que proporcionou a reflexão sobre a sociedade, sobre as suastransformações, suas crises e seus antagonismos de classe.
Paralelamente a esses acontecimentos, do final do século XVIII em diante, o conhecimento também passa por transformações. A crença nas explicações científicas se consolidava na Europa – como sinônimo de progresso – na medida em que e as explicações religiosas passavam a ser contestadas. No rumo das mudanças no conhecimento, podemosafirmar que o século XIX consolida o cientificismo e as idéias de ciência, razão e progresso como sistema de pensamento vigente. É neste “terreno” que se desenvolvem as ciências humanas com vistas a descobrir as “leis” que regulam os fenômenos sociais e seguir a partir dos métodos das ciências naturais. As ciências naturais eram vistas como instrumentos de controle e entendimento dos fenômenosnaturais, por isso, a transposição desse esquema de investigação e atuação sobre os fenômenos deveria ocorrer nas ciências humanas para que se pudesse entender os fenômenos sociais e contribuir com o controle social. É neste contexto que a Sociologia foi fundada, com objetivos claros e práticos sobre a estabilização da ordem capitalista numa sociedade cindida pelo conflito de classes. Essa sociologianascente servirá de instrumento burguês de dominação e conservação da sociedade, agora do século XIX. Para o seu fundador, Auguste Comte, essa sociologia deveria se prestar a conhecer as leis invariáveis / naturais que regem os rumos da sociedade, que somente poderiam ser identificadas deixando-se de lado a negação da sociedade ou, por outro lado, procedendo à aceitação do sistema capitalista.
Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do O livro " O que é sociologia ? " de MARTINS, Carlos B
  • O que é sociologia
  • O que é Sociologia por Carlos Benedito Martins
  • O que é sociologia de carlos benedito martins
  • O que é sociologia?-de carlos benedito martins
  • Martins, carlos benedito. o que é sociologia
  • MARTINS, C. B. O que é sociologia
  • Resumo: martins, carlos benedito. o que é sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!