O que é sociologia - Carlos Benedito Martins

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
O que é sociologia, 1994.

“O que é sociologia” de Carlos Benedito Martins-38ª ed. - São Paulo Brasíliense, 1994, (Coleção primeiros passos).


Resumo

Ao iniciar o capítulo, o autor, ressalta que a sociologia é uma ciência inerente à modernidade e que, acima de tudo, é contraditória. Além disso, toma a sociologia como um conjunto e técnicas e regras para explicar a vida social. Seunascimento deu-se em meio ao avanço científico, o qual, até então não abordava temas sob o âmbito social.
Para situar o surgimento de dada ciência, expõe-se o contexto histórico em que ele estava inserido. A partir do século XVIII, a sociedade do ocidente europeu passava pela transição do sistema feudal para o sistema capitalista, gerando grandes mudanças em setores como econômico, político ecultural. Diante disso, surge a sociologia para tentar compreender tais mudanças e a nova sociedade formada.
Ao longo de uma boa parte do capítulo, duas revoluções são abordadas, a industrial e a francesa, sobretudo, porque elas influenciaram de forma substancial no nascimento dessa nova ciência. A Revolução Industrial representou muito mais que a inserção da máquina a vapor, modificando a ordemsocial, tecnológica e econômica da sociedade da época. Mudou a relação social com o produto, tornando-o como uma espécie de moeda que, dessa forma, consolidava a sociedade capitalista. Vale à pena destacar que, essa revolução não proporcionou apenas benefícios como o grande aumento da produção e possibilidade de ascensão social, também acarretou inúmeros problemas de cunho social, como altas taxas demortalidade, superlotação dos centros urbanos, epidemias e o aparecimento do proletariado, que por meio de revoltas buscava melhores condições de trabalho e sua valorização, tais revoltas resultaram no surgimento das associações livres e da luta entre classes.
A exploração do trabalho nas fábricas por parte dos industriais, principalmente no que se refere ao trabalho feminino e infantil,chamaram a atenção de intelectuais da época, que investigaram as transformações que ocorriam à sua volta através da observação e experimentação, não recorrendo mais à visão sobrenatural. É daí, que surge a ideia de que a sociedade não deveria ser estudada somente a partir do indivíduo isolado, mas sim através de seus grupos.
Já em relação à Revolução Francesa, a mesma, surge devido insatisfação porparte da população para com a parcela privilegiada de nobres que detinham poder político, recursos financeiros e eram isentos de impostos que desencadeou a tomada do poder por parte da burguesia. Porém, seus princípios de igualdade e liberdade eram, constantemente criticados, pois após tomarem o poder, os burgueses não permitiam novas revoluções, segundo eles, eram hora de reorganizar a sociedade,sendo assim, o papel dos fundadores da sociologia foi de análise e estabilização da nova ordem(positivistas).
Levando-se em consideração esses aspectos, pode-se concluir que a nova ciência tinha como papel principal, refletir as relações sociais retomando conceitos como autoridade, família e hierarquia social destacando sua importância, já que nasceu com o caráter de interferir no rumo dacivilização, tanto para reafirmar a ordem social vigente, como para tentar transformá-la.
O que é sociologia, 1994.

“O que é sociologia” de Carlos Benedito Martins-38ª ed. - São Paulo Brasíliense, 1994, (Coleção primeiros passos).


Resumo 001

Ao iniciar o capítulo, o autor, ressalta que a sociologia é uma ciência inerente à modernidade e que, acima de tudo, é contraditória. Além disso, toma asociologia como um conjunto e técnicas e regras para explicar a vida social. Seu nascimento deu-se em meio ao avanço científico, o qual, até então não abordava temas sob o âmbito social.
Para situar o surgimento de dada ciência, expõe-se o contexto histórico em que ele estava inserido. A partir do século XVIII, a sociedade do ocidente europeu passava pela transição do sistema feudal para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Martins, carlos benedito. o que é sociologia
  • O que é sociologia?-de carlos benedito martins
  • O que é Sociologia por Carlos Benedito Martins
  • Resumo: martins, carlos benedito. o que é sociologia
  • resumo de o que é sociologia de carlos benedito martins
  • Resenha
  • Resumo
  • Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia, Brasíliense

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!