O que é serviço social

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Pesquisa de observação com os Familiares dos dependentes químicos, internos na casa Terapêutica CHICO XAVIER “os chamados especiais”.

A presente pesquisa teve inicio no dia 10/10/2011, no Centro Espírita Dr. Ferreira de Moraes, na cidade de São Borja, pelas acadêmicas Luciane Gonçalves do Vales e Mariliane Silveira Limado 6º semestre de Ciências sócias _ Ciência Política, orientadas peloprofº Dr. Daniel.
A reunião começou as 20hs e 05min, sendo presidida por Mauro Saldanha, monitor da casa para avisos em relação a mesma, este comunicou aos familiares que a visita aos “especiais” estava prevista para o dia 16/10/2011. Sendo que os familiares passam por uma reunião preparatória para que os mesmos sejam recebidos pelos “especiais” com todo o carinho e respeito que os visitantes irãolevar para eles, mesmo estes sendo seus familiares, amigos, padrinhos, pais, irmãos ou simplesmente pessoas que adotaram este projeto para auxílio dos mesmos.
Observei que as regras são bastante explicitas para com os mesmos, onde os responsáveis somente podem realizar visitas na casa terapêutica depois de terem freqüentado quatro reuniões no grupo de apoio, pois, é lá que as famílias encontramorientações, apoio, e aprendizagem para cuidar de seu “especial”,
Os “especiais” enviam seus pedidos para seus familiares através de cartas que são entregues para os monitores e os mesmos repassam para as famílias.
O familiar tem que ter participado de quatro reuniões, mas não necessariamente no mesmo grupo de apoio, pois, tem o grupo Amor Exigente , as quartas- feira com reuniões as 20hs, nosalão paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Borja.
Mauro Saldanha enfatizou a forma adequada com os familiares devem vestir-se para ir até a casa terapêutica, pelo fato dos “especiais” estarem em absoluta abstinência, tanto dos tóxicos como sexual, os homens devem ir de calça comprida e as senhoras e meninas não podem usar roupas apertadas, decotadas, também é proibido o uso de pirsings,brincos, óculos escuros.
Após as 20hs e 25min, a reunião foi aberta a explanação do tema O QUE É DROGA? Pela assistente social Cintia Lerks, onde a mesma abordou a dependência química como ilícita ou licita e quanto ao uso do álcool, após seu esclarecimento houve depoimentos por parte de alguns “especiais” que estavam na reunião.
Ao encerrar foram entregues cartas dos “especiais” assinadas a ata depresença e conversa com os monitores, psicóloga e assistente social para a visita de domingo dia 16/10/2011.
Ao sairmos nos despedimos da assistente social Cintia e solicitamos a mesma que nos enviasse através de E-MAIL o material que havia sido trabalhado na reunião, fomos prontamente atendidas, na primeira hora da manhã seguinte esta em nossos E_MAIL o material.

A reunião do dia 17/10/2011a observação foi feita apenas pela acadêmica Mariliane Silveira Lima, pois, a acadêmica Luciane do Vales comunicou que não poderia comparecer.
A abertura deu-se como de costume com seu inicio as 20hs e o5min, no salão de atos do Centro espírita Dr. Ferreira de Morais, desta vez os participantes estavam sentado de costas para o palco, observando atentamente a todos que naquela noite chegavam,notei que eram os mesmos da noite anterior, o que mais me chamou a atenção é que este grupo é como uma rede, uns vão passando para os outros o que acontece nas reuniões e com isso outras pessoas passam a freqüentar e perdem o “medo” chamado preconceito, que muitas vezes ou ate mesmo sempre é imposto pala própria sociedade;
Recebemos o boa noite do coordenador e também monitor Mauro Saldanha que sedirigiu a todos com muito atenção e carinho em consideração aos seus “especiais”como são chamados os internados.
No primeiro momento o coordenador Mauro Saldanha falou de sua alegria por estar se encontrando com o 3ºgrupo de famílias dos “especiais”, desde a criação da casa terapêutica, saudou a todos com uma fala de animo e incentivo para que nunca desistam dele e também agradeceu pela visita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!