O QUE É SER UMA PESSOA NORMAL E UMA PESSOA ANORMAL NO SÉCULO XXI?

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2014
ITEM 1: O QUE É SER UMA PESSOA NORMAL E UMA PESSOA ANORMAL NO SÉCULO XXI?
Em contexto de século XXI, como ser normal, como não “enlouquecer” com tantos dilemas, problemas, como lidar diariamentecom o fator estresse. Onde hoje não mais é um alerta esporádico, um fator adaptativo do nosso organismo aos perigos, e sim um sentimento de angustia, que nos aflige do momento em se pensou emdormir, do momento que se tem que acordar (dilema de uma estudante).
Para a Psicanálise, o que distingue o normal do anormal é uma questão de grau e não de natureza, isto é, nos indivíduos “normais” enos “anormais” existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdos, que se mais ou menos, “ativadas”, são responsáveis pelos distúrbios no individuo. Normalmente, estes distúrbios nosacometem durante ou após um grande sofrimento, um período de dificuldade, ou seja, qualquer um pode estar sujeito a ser “anormal”.
Todas as pessoas em algum momento da sua vida irão passar por ummomento difícil, de sofrimento intenso, superado individualmente ou com ajuda de seus grupos. A questão é que estamos tão centrados em nossos egos, que ajudar o outro não está em nossa “lista deafazeres” do dia, limitando muito o campo de ajuda de uma pessoa que esta em sofrimento mental, e a ajuda especializada geralmente só buscam quando o sujeito já além do seu limite de sofrimento. Oenfermeiro é caricaturado como sujeito provedor de saúde, não cabendo a ele em algum momento ficar doente, só que como qualquer um esta sujeito.
O estigma que tem o termo transtornos mental, também éum divisor da busca por tratamento, devido ao seu passado obscuro. Muitos acreditam que serão tachados de louco, que será um caminho sem volta a razão, fora as questões de tratamento, ou melhor, “falta de tratamento” que eram dados aos sujeitos que tinham transtornos mentais. Buscar ajuda nem sempre é fácil, a sociedade nos determina que devemos ser forte, aguentar, não incomodar ninguém....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoas no seculo xxi
  • Competências do gestor de Pessoas do Século XXI
  • O tráfico de pessoas: a escravidão do século xxi
  • ser pessoa
  • “O surgimento dos smartphones e seu impacto na vida social das pessoas do século XXI”.
  • Ser pessoa, ética e cidadania
  • a pessoa como ser e suas relacoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!