O que é ser enfermeiro

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
Concepções de Acadêmicos de Enfermagem sobre o que é ser Enfermeiro

O enfermeiro, ao ingressar na faculdade, tem como ideal de profissão a assistência direta ao paciente(idealização criada pelasociedade e pela experiência de vida de alguns), quando a função predominante exercida pelo mesmo após a conclusão do curso é a de supervisionar e controlar o processo de trabalho dos demais membros daequipe de enfermagem e de saúde.
Reconheço a importância da experiência ao atendimento direta ao paciente, mas as reais atribuições do cargo deveriam ser mais enfatizadas durante o período de ensinoe estágio.
Na prática, o papel do enfermeiro tem sido a de chefiar unidades, revisar medicações controladas, elaborar plano de atividades e escala de plantões, entre outras coisas.
No final docurso, ao realizar o estágio, o aluno é direcionado ao atendimento direto ao paciente, reforçando a idéia que se tem ao ingressar na faculdade e a metodologia nela aplicada, fugindo ainda mais da realidadeencontrada no mercado de trabalho.
Tal fato acaba gerando conflito e frustação em alguns profissionais que não se identificam com o papel mais burocrático do enfermeiro, tendo dificuldade em exercera função, idealizando ter o atendimento direto ao paciente como principal atribuição do cargo.
Em estudo realizado, percebe-se que acadêmicos do primeiro semestre, até pela idealização deles mesmoe a da sociedade de qual o papel do enfermeiro, falam em se dedicar 24 horas ao cuidado do próximo, agindo como um anjo da guarda ou um super-herói. Os acadêmicos do quinto semestre também remetem aocaráter humanitário da profissão e ao fato de cuidar do próximo, mas sem a doação total do seu tempo. Já entre os formandos o caráter humanitário, finalidade do curso de Enfermagem, também foilembrado, mas de forma menos frequente e remetendo ao cuidado mais profissional, atendendo as necessidades do paciente e interligando a outros trabalhos (burocráticos) que também são atribuições do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser enfermeiro
  • o que é ser enfermeiro
  • Oque e ser enfermeiro
  • Reflexão crítica
  • A importância do enfermeiro na saúde: como ser um bom enfermeiro
  • Concep Es De Acad Micos De Enfermagem Sobre O Que Ser Enfermeiro
  • O que é Enfermagem na Ciência Cristã e o que significa ser enfermeiro da Ciência Cristã.
  • Enfermeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!