o que é ser enfermeiro

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Ser enfermeiro, ao longo da história, assumiu conotaçöes distintas conforme o pensamento dos atores e da relidade circundante. A contradiçäo da formaçäo profissional do enfermeiro X realidadeprática (Teoria X Prática) pode traduzir sentimentos diferenciados desses atores. Optamos por investigar como os enfermeiros percebem estas contradiçöes e atuam profissionalmente. Através da abordagemqualitativa, analisamos os discursos de enfermeiros atuantes em hospital público no Município do Rio de Janeiro revelando que Ser Enfermeiro abrange uma variedade de significados, incluindo-se aspectosassistenciais, administrativos e educativos. A prática cotidiana tende a afastá-los de uma visäo idealista, apesar disso sentem-se satisfeitos com o trabalho realizado. O amor ao próximo e a solidariedadeimpulsiona-os a superar dificuldades no assistir em enfermagem.(AU)
O que é ser Enfermeiro?
 Ser Enfermeiro é...
Ser um Profissional altamente qualificado que usa as suas competências técnicas,relacionais, éticas e culturais para o bem estar das pessoas, famílias e comunidades.
Saber exercer de forma autónoma e interdependente, uma actividade insubstituível, com elevada aplicabilidade noquotidiano dos cidadãos.
Demonstrar que a relação humana, qualificada e suportada em valores éticos/morais, é o elemento decisivo para que as pessoas assumam a sua responsabilidade na gestão da suasaúde.
Ser um cidadão do mundo, pois que as linhas programáticas da formação têm uma aplicação universal.
É ser um cidadão com um olhar diferenciado e cuidador sobre o quotidiano de todas as pessoas,tanto em processos de doença e crise, como em processos de adaptação às circunstâncias de saúde. João Paulo Nunes
Enfermeiro Director da ESESFM
Segundo os nossos Estudantes ser Enfermeiro é...
Saberrelacionar-se com o outro.
Pôr em prática o Cuidar do outro, não só as competências técnicas adquiridas mas, sobretudo, as competências individuais que permitem abordar a condição humana nas suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é ser enfermeiro
  • Ser enfermeiro
  • Oque e ser enfermeiro
  • Reflexão crítica
  • A importância do enfermeiro na saúde: como ser um bom enfermeiro
  • Concep Es De Acad Micos De Enfermagem Sobre O Que Ser Enfermeiro
  • O que é Enfermagem na Ciência Cristã e o que significa ser enfermeiro da Ciência Cristã.
  • Enfermeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!