O que é Republica

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014




















TEXTO BIBLIOGRÁFICO
O que é República?
























Feira de Santana
2014





Discente: Mariane




















Texto Bibliográfico sobre o que é República aos olhos de autores, no curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pedido pelo Docente Ricardo Aragãoda matéria Realidade Brasileira e Regional.





















Feira de Santana
2014



O QUE É REPÚBLICA?




RESUMO:

O conceito da “coisa pública” ou mais conhecida como República é conhecida como um país que elege o chefe de estado por meios de votação, há uma temporariedade no mandato, os governantes devem prestar contas e a ideia de que o povo tem o poderde escolher seu líder. Porém sobre o olhar dos autores Maquiavel, Montesquieu e Platão a visão sobre este conceito é diferente cada um tem uma visão e pensamentos interessantes e relevantes. então vamos analisar esses pontos de vista dos autores.



PALAVRAS-CHAVE: república, pontos de vista, Maquiavel, Aristóteles, Platão.



INTRODUÇÃO: Maquiavel por ser realista tinha conceitos bemdiferentes e considerados até abusivos para a sociedade daquela época, suas ideias gerou várias discussões dentre as pessoas como Aristoteles e Platão, os estudos pelos quais faziam eram do estado e a sociedade que vinculava-se a moral constituida com ideais de organização política e social. Para ele os homens são todos egoísta e ambiciosos, só recuando da prática do mal quando coagidos pela força dalei, conseguindo chegar a essa conclusão através da intimidade com os poderosos da época.



É de importância citar uma obra ponderosa por mais de se tratar de monarquia mas a obra O Príncipe trata de como agir e ser um líder governamental ideal, capaz de assegurar a soberania e a unidade de um Estado. Maquiavel é considerado um defensor do despotismo por seu livro O Príncipe ter sido maispropalado, por mais que seus críticos não tenham lido, pois os discursos não chegaram a ser reconhecidos .



Maquiavel então criou o que se chama de “razão do estado” funcionando para o Estado real como um cálculo racional para que não perca o poder, ou seja, estar sempre em manutenção. Porém houve uma pequena contradição em um de seus argumentos, pois ele citou que “o abandono dos parâmetrosmorais implica a volta a um estado de competição regulado unicamente pelo desejo de conquista”.(BIGNOTTO, NEWTON. As Fronteiras da Ética: Maquiavel, in Ética, Cia das Letras, SP, 1992, p. 115)". Confirmando isso em seu livro O Príncipe onde ele dita que os homens esquecem com mais facilidade a morte do pai do que a perda do patrimônio.



Porém para Newton Bignotto, Maquiavel não secontraditou e sim tomou um modelo de república de Roma. Para Newton isso quer dizer que Maquiavel tratou de liberdade, pois em Roma essa postura fez dela o melhor regime tendo assim o modelo imitado.



Já para Platão a República é como uma cidade, na qual dirigentes e guardiães representam a imagem da pura racionalidade. Eles representam discípulos dóceis, capazes de compreender todas as renúnciasque a razão lhes impõe, mesmo enquanto dura. Está isolado o egoíso e sob controle as paixões. A totalidade social se casa com interresses Porem mesmo com o ideal de bem comum, Platão parece reconhecer um caráter vão desse projeto político.



O trabalho manual ainda não era valorizado no contexto da cidade-estado por causa deste ideal. Os trabalhadores não tinham classe cidadã, pois eles nãotinham tempo para comtemplação teórica das ações politicas. Platão classificava cidadão aquele que pensava e procurava teorias, ou seja, a ideia de cidadão filósofo livre de limites sendo considerado assim um cidadãoideal altamente elitista.



Platão achava um absurdo homens assumirem cargos imposrtantes por ter mais votos, pois nem sempre o mais votado é o melhor preparado. Então para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • republica
  • REpublica
  • A republica
  • A Republica
  • A REPUBLICA
  • republica
  • republica
  • REPUBLICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!