O que é questão agrária

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
Campus do Sertão (Delmiro Gouveia)
Disciplina: Geografia Agrária
Professora: Francisca Vasconcelos

Luiz Gustavo de Campos

O que é Questão Agrária
Jose Graziano da silva

O autor diz que o debate da “Questão Agrária no Brasil” ganhou intensidade nos últimos anos e que essa discursão já começava na década de trinta com a crise do café e a queda daBolsa de Nova Iorque. Já no final dos anos cinquenta e inicio dos anos sessenta acompanhava-se a discussão sobre os rumos da industrialização brasileira, nesse momento colocava-se a agricultura como atrasada e sendo empecilho ao desenvolvimento econômico. No período de 1967 até 1973 devido ao “milagre brasileiro” o país entrou numa fase de crescimento acelerado da economia e pouco se falou daquestão agrária, em parte por repressão política e também por acharem que a questão agrária havia sido resolvida com o aumento da produção agrícola ocorrido no período. Reconheciam um aumento na produção dos produtos de exportação em detrimento dos produtos alimentícios, visando maior lucratividade. Passada essa fase de crescimento econômico rápido, percebe-se que o período havia beneficiado apenas aminoria privilegiada, prejudicando os trabalhadores em geral e consequentemente os trabalhadores rurais. Com a abertura política retoma-se o debate sobre a questão agrária num contexto mais geral das crises do sistema econômico capitalista. A agricultura tornou-se meta prioritária do governo junto a discussões em torno do conteúdo politico e social das transformações que se operam no campobrasileiro, antes a questão agraria tinha sido silenciada com o fechamento de sindicatos e uso da violência contra lideres camponeses. O economista Ignácio Rangel já havia alertado que com o avanço da industrialização do país se a produção agrícola não crescesse no mesmo ritmo, resultaria então numa crise agrícola, faltariam alimentos e matérias-primas inviabilizando a continuidade do processo deindustrialização.
Houve uma separação entre questão agraria e questão agrícola, mas os mesmo, são fatos são indivisíveis, pois a questão agrária está presente nas crises agrícola, da mesma forma que a questão agrícola tem suas raízes na crise agrária, ou seja, ocorrem simultaneamente e muitas vezes a resolução que se resolve a questão agrícola pode servir para agravar a questão agrária. Então a questãoagrícola diz respeito aos aspectos ligados às mudanças da produção em si mesma, já a questão agrária está ligada às transformações nas relações sociais e trabalhistas na produção. Essa questão agrária vem sendo agravada pelo modo como têm se expandido as relações capitalistas de produção no campo, devido aos impactos negativos sobre o nível de renda e de emprego da população rural. Muitos dospequenos camponeses foram expulsos do campo e não conseguem encontrar trabalho nas cidades, crescendo os índices de migrações, de subemprego, criminalidade e outros problemas nas metrópoles brasileiras. Com a expansão da grande empresa capitalista agropecuária brasileira detentora de grandes extensões de terra, destruiu-se as pequenas unidades de produção, transformou o colono em boia-fria, agravandoos conflitos entre grileiro e posseiros, fazendeiros e índios, e que concentrou ainda mais a propriedade da terra e a produção mais intensiva sob o controle do capital. A intensa industrialização da agricultura passou a fabricar a natureza que fosse adequada a produção de maiores lucros, ou seja, se adequa a área para a grande produção, beneficiando os grandes produtores e não os pequenos, nessesistema quando o trabalhador produz mais quem ganha é o patrão, um acumula riqueza enquanto o outro a miséria.
Por ser a terra um meio de produção não reprodutível, a forma de sua apropriação ganha uma importância fundamental, no caso do Brasil o proprietário de terra tem o direito de não utilizá-la produtivamente, deixando-a abandonada e até mesmo impedir que o outro a utilize. Esse problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão agrária
  • QUESTÃO AGRÁRIA
  • Questão agraria
  • Questão agrária
  • Questão agrária
  • A questão agrária
  • O Que É Questão Agrária
  • Questão agrária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!