O que é psicologia

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O QUE É PSICOLOGIA
A abordagem da escritora inicia-se com uma série de questionamentos relacionadas com o indivíduo e sua relação com o que o cerca, considerando essas questões muito mais antigas que a própria escrita. Embora as respostas sejam diferentes em lugares e épocas, essa preocupação de relacionamento do homem com outro homem e lugar é sempre presente.
Se no passado estas questõessurgiam o tempo todo, no mundo moderno elas se tornaram mais constantes e generalizadas, fazendo com que problemas existentes somente em determinados momentos da vida do indivíduo, se generalize por toda sua vida.
Essas inquietações, aliada ao fato de que nem sempre é possível externá-las, acaba por gerar distúrbios emocionais que acabam refletindo no organismo do individuo.
A Psicologia tentarsolucionar estes distúrbios emocionais que geram sintomas no organismo do individuo, através da tentativa de compreender o homem como um todo e seu relacionamento com o outro.
A princípio, a partir de conceitos oriundos da Grécia antiga, a Psicologia era uma ciência que estudava a alma, e durante séculos foi assim que ela existiu. René Descartes rompe com esse conceito e teorizava que havia umadistinção entre corpo e mente. Para ele “a realidade consistia em duas áreas distintas: o domínio físico do material e o reino imaterial da mente.  Descartes acreditava também, que em alguns momentos as atividades humanas eram decorrentes da interação da mente e do físico. Entre essas atividades havia a sensação, a imaginação e o instinto.
Por volta do séc. XVII/XIX, duas formas de pensar foramestabelecidas: o Empirismo Inglês, que acreditava que todo o conhecimento se baseava nas sensações, e o Racionalismo Alemão, que acreditava que a mente teria o poder de gerar idéias, independentemente da estimulação sensorial.Com campo próprio de estudo, a Psicologia se preocupa com o Homem. Segundo Lauro de Oliveira Lima a Psicologia individual pode ser considerada como “Microssociologia”. Para ele,“não é possível observar o ser humano senão através de momentos nos quais se encontra em interação”. Nesse caso, os fenômenos psicológicos são sempre estruturais e estruturantes, pois uma relação humana, sendo circular, tende a criar uma estrutura. A psicologia estuda comportamento humano e animal. O estudo do comportamento do animal irracional oferece bases importantes para a compreensão docomportamento humano, porém não se pode ignorar que as reações do ser humano e de qualquer ser irracional são totalmente diferentes tendo em vista que o homem é peculiar em suas manifestações com o meio e com outro individuo. Em síntese, a Psicologia é o estudo do comportamento e especificamente no trabalho da autora, trata-se do estudo do comportamento humano.
O campo da Psicologia é extenso e tentaresponder várias questões.
A psicologia, através do estudo científico do comportamento quer alcançar três objetivos: a descrição, a predição e o controle do comportamento. A descrição é a etapa do estudo científico do comportamento que se refere à necessidade de tornar claras as condições nas quais o fenômeno ocorre, sem qualquer significado. A predição é a etapa do estudo científico do comportamentoem que o estudante do fenômeno é capaz de prever o que acontecerá a cada passo de seu estudo.
O HOMEM: UM SER ESPECIAL
 Além de ser difícil estudar o homem, a ignorância que temos de nós mesmos é muito grande. A convivência do homem com o outro homem e não a sua capacidade de raciocínio é que o faz diferente dos animais irracionais.  Nesse relacionamento com outros homens, mesmo de mesmaespécie, mas de comportamento diferente, o homem tem a possibilidade de, interagir com o semelhante, crescer ou adoecer, conforme for a sua visão do mundo e de si mesmo. O homem, por não ser provido de instinto, como os animais irracionais terá que, ao longo de sua existência aprender tudo, para sua própria sobrevivência. Ao contrário dos animais irracionais, ele deverá aprender até mesmo a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!