o que é politica

Páginas: 7 (1747 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 ''O que é política''
Wolfgang Leo Maar no seu livro "O que é Política", aborda temas e questões do universo político de forma didática, a leitura do livro é facilidade por ter uma linguagem clara, não há dificuldade de compreensão do livro. Dividido em quatro capítulos, o autor de início nos faz uma breve apresentação, depois faz um panorama histórico do mundo da política do no Ocidental,para enfim discutir conceitos e instituições políticas.
Algumas questões discutidas pelo autor na obra merecem ser destacadas, como das relações políticas que são estabelecidas dentro da sociedade. O autor coloca que as relações com a política não se da apenas com a política institucional estatal, nos seres humanos, somos seres políticos, praticamos no nosso cotidiano política, pois seja dentro doâmbito institucional ou nas relações sociais do nosso dia-a-dia estamos desenvolvendo relações de poder, atividade política fundamental, para o autor o que existe na verdade são "políticas", diferentes e variadas propostas de política dentro da sociedade, que almejam alcançar o poder, o seu objetivo.
O autor também trata dos agentes políticos presentes nas sociedades modernas, que são ospartidos políticos. A política partidária apresenta-se de lado uma relação com a sociedade e seus interesses; outra como política de disputa pelo governo, de seu controle na ocupação a frente do aparelho do estado. Outra questão levanta é o papel dos intelectuais, pensando a partir do trabalho do filósofo e cientista político italiano Antônio Gramsci, que reflete a respeito da função dos intelectuais naatividade política, para ele o papel do intelectual é elaborar uma proposta cultural e política, para transformação da consciência dos sujeitos visando uma transformação do mundo objetivo. A política é vista por Leo Maar como resultado de um processo histórico. Assim este considera a atividade política, como uma atividade aberta ao movimento e a transformação constante. Trazendo uma visãohistórica da política desde a Grécia e Roma Antiga, comenta atividade política destes homens precursores da democracia no caso dos gregos. O termo política foi cunha a partir da atividade social dos homens que viviam nas polis (cidades-estados) grega. Faz referência a Platão e Aristóteles filósofos gregos, que deram grande contribuição para o mundo ocidental com as suas ideias sobre a política.Apresenta também o pensamento de Nicolau Maquiavel sobre o Estado e o governo. Este faz uma distinção entre política de Estado e de governo. Para Maquiavel o governo é agente da atividade política do Estado. Assim o dirigente deste governo, o príncipe - deve ter virtude, ou seja, capacidade política para poder se sobressair diante os acontecimentos políticos, para se permanecer no poder. Além disso, opríncipe deve possuir força e astúcia para se governar e ter sorte. O autor considera que estas ideias de Maquiavel podem ser acessíveis a todos, sejam os que lutam para alcançar o poder ou os que estão no poder e nele querem permanecer. Citando novamente Gramsci, lembra que para ele o príncipe moderno é o partido político, e sua meta é ser governo, assumir o poder do estado.
Outro pensadorapresentado por Leo Maar é o alemão Karl Marx, que no século XIX elaborou a sua teoria os modos de produção. Segundo Marx a política é uma disputa entre as classes sociais, aqui para ele o Estado representa uma classe, que o submete aos interesses dessa. Nesse sentido a atividade política deixa de ser espaço exclusivamente do Estado, para passar a ser luta de classe. Para Marx, a "política" é atividadeque resulta da luta entre as classes sociais, dominados e dominantes, exploradores e explorados, assim cabe a classe explorada, o proletariado desenvolver uma atividade política que vise superação da sociedade de classe, o capitalismo, na busca do socialismo.
Depois de feita está retrospectiva histórica da política e dos teóricos mais conhecidos o autor, passa a discutir a atividade política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A politica e as politicas
  • Politica
  • politica
  • Politica
  • a politica
  • politica
  • Política
  • Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!