O que é poder

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
Na introdução Gérard deixa claro sua intenção de mostrar que o poder não é tão ruim quanto imaginamos, tentando mudar este conceito que adquirimos ao longo do tempo, por influência política e filosófica, questionando e analisando algumas dessas teorias de forma quase imparcial.
Apresentação do Monstro
Na "Apresentação do Monstro" o autor inicia debatendo os conceitos de: potência, força epoder. Potência é disposição de recursos que provocam um efeito esperado a qualquer momento. Força é a capacidade de modificar o comportamento de outra pessoa, por exemplo, os partidos políticos fortes são os que mais atraem eleitores. Poder é algo mais quea potência, uma força maior, que faz com quem se submeta aceite como ordem a se cumprir.
A teoria de Parsons diz que ter poder é dispor de umaautoridade sem estar ligada à repressão. Para Gérard a obediência às normas e a submissão ao poder estão associada à repressão, em caso de infração. Podendo assim o leitor concordar com a teoria do "poder de soma zero", que implica que o poder que um possui é porque outro não possui; ou em contrapartida, o poder não é um ser, mas sim as várias relações existentes no corpo social.
Segundo David Humeos homens têm a capacidade de viver sem o governo, como é o caso das tribos americanas.
O poder surgiu da necessidade da guerra, sendo imposto em sociedades cuja justiça não é respeitada sem que haja a coerção, levando desta maneira ohomem a se acostumar com a obediência cívica.
Os gregos deixaram os romanos encarregados de designar o conceito de "poder", a arché politiké servia como princípio edireção das Pólis, muito diferente do nosso conceito de poder político.
O Leviatã contra a Cidade Grega
A partir do fim do século XIV surgem instituições de poder próprio, os exércitos, com a função de garantir a segurança e a justiça. No século XVI ficam nítidas as paralelas mudanças que ocorrem na política e na economia. A ascensão do sistema capitalista foi beneficiada pela consolidação doabsolutismo.
Para Hobbes o Leviatã, República ou Estado, é um homem gigantesco, independente, incumbido de defender e proteger os homens naturais, a multidão,o corpo político. Havendo o depósito das vontades dos súditos no soberano. O soberano é um homem, ou uma assembléia cuja vontade é considerada de cada um, em particular. O Estado deve ser instalado para proteger o homem do seu estado natural,apolítico e anti-social, compensando esse isolamentoatravés de um poder comum, que agrega indivíduos iguais em sua submissão única e centralizada.
O homem pertence à sociedade (societas) estando ele exposto as relações jurídicas estabelecidas. Dando início a nossa modernidade, onde a comunidade é uma congregação de societas, que não se dedicam aos interesses gerais, sendo protegidos pelainstância política. A soberania é o único cimento docorpo político, o mais forte tem a razão, por isso o Estado deve ser soberano.
O poder dá origem a uma cidade, e o soberano é a certeza que os indivíduos precisam para se sentirem membro de uma sociedade.
O "Leviatã" e o Estado Burguês
O modelo político é mecânico, a politização do individuo é sua integração a um maquinário que trará benefícios quesozinho não conseguiria.
Segundo Hobbes o soberano tem o poder de conferir a um súdito a propriedade, e quando necessário pode retomar. Tinha medo de a anarquia dissolvero corpo político.
Já para Locke o soberano não poderia se apoderar de nenhum bem do súdito, sem o seu consentimento. Tinha medo do despotismo, da soberania ultrapassar sua função estatal, não pode ser absolutamente soberanoenquanto cumpre suas tarefas.
Não existe semelhança entre poder de classe e soberania estatal, pode haver apenas uma convergência de interesses.
Para Hobbes, o direito é a liberdade que a lei, obrigação, nos deixa, não se coincidindo em nenhum ponto.
Para os racionalistas, Kant e Hegel, a tarefa do Estado é organizar o meio e que o individuo, sujeito racional, desenvolvera sua liberdade, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é o poder
  • O Poder
  • poder
  • O Poder
  • O poder
  • O poder
  • Poder
  • Poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!