O que é Pedagogia?

Páginas: 8 (1873 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014










































































SUMÁRIO
1 Memórias de Minha Infância Vivenciadas na Escola 3
2 As Expectativas Quanto a Passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia 5
3 As Ideias sobre Educação e Pedagogia 6

1 Memórias de Minha Infância Vivenciadasna Escola
Meu nome é Neidiane Barbosa da Silva, tenho 30 anos e vou contar um pouco de minha trajetória escolar e profissional em relação à educação e minha vida pessoal.
Posso dizer que minha infância foi ótima, morava no sitio e era muito sapeca, pois tinha toda a natureza e o tempo livre para brincar, aproveitar e chorar também. Meus pais sempre me deixaram livre para aproveitar minhainfância.
Minha educação indireta com a escrita e com a leitura foi muito boa, pois sempre esteve em torno de jornais, revistas, programas de TV, mesmo meus pais tivessem poucos estudos, sempre fizeram com que eu tivesse oportunidades de vivenciar a escrita.
Quando eu ia passar minhas férias na chácara do meu avô, muitas foram as vezes que fiquei embaixo de uma figueira, olhando uma revista de romanceem quadrinhos, e como eu não tinha domínio com a leitura, eu mesma dava sentido para a história que estava vendo.
Comecei a estudar numa escola municipal situado no sitio onde morava, ingressei com sete anos na 1° serie e fiz até o 5° serie na mesma escola, as aulas eram todos os dias, por que a professora morava perto da escola, quando eu chegava, todos tinham que fazer fila de menor ao maior,dividia duas filas, meninas do lado e meninos do outro, no segundo momento era a reza, todos os dias tinha a hora da oração e só depois desse momento era que começávamos as atividades.
Era uma sala multisseriado na qual penso ate hoje que este era um dos motivos por não serem tão bem reforçados os conteúdos, pois a professora não tinha tanto tempo para dedicar-se a uma serie especifica, pois émuito difícil um professor conseguir trabalhar com muitas series e vários níveis numa sala só.
Na escola sempre era uma quantidade de 15 a 18 alunos, a merenda era maravilhosa, feita por uma mulher chamada Josefa, na hora do recreio era livre, a gente corria no mato, brincava, jogava bola, mais muitas das vezes por ordem dos meus pais, eu não tinha recreio, por que eu tinha dificuldade na tabuada,minha mãe então falava pra professora me deixar dentro da sala confesso que parecia que minha vida tinha andado uns 4 anos sem aproveita nada, só olhando meus colegas se divertirem e eu lá olhando por uma janela com a tabuada na minha frente. Depois a hora de ir embora era bem tranqüilo, por que quase todos moravam bem perto e quem não morava iam de bicicleta para casa.
Quando passei pra 6° seriefui estudar numa escola municipal, por que onde eu morava só tinha até a 5° serie, achei realmente que o ensino ofertado pela escola rural foi muito abaixo do adequado, mas fora significativo pra mim e um impacto muito grande, ao chegar numa escola que tinha mais de 25 alunos numa única serie, e a cada som da campanha trocava de professor. Os conteúdos não tinham nada a ver com o que vir na outraescola. Saber quando você parece que esta num lugar que você não deveria estar, pois era assim que eu me sentia. Outra coisa que sentia falta muita falta eram os diálogos que tinha com a professora da zona rural, lembro-me que alguns dias ela sentava embaixo de uma arvore e nós contávamos histórias, fazia perguntas sobre o que nós gostaríamos de ser quando terminasse o ensino médio, e eu semprerespondia que queria ser professora. Hoje sei que muitas das conversas eram prazerosas, por que ela num momento simples tirava muitas duvidas, quando fui pra cidade, nenhum professor se preocupava comigo e muito menos com os seus alunos, só se lembravam do nome por causa da chamada.
Quando eu estava na 7° serie, já estava acostumada, mas os problemas sempre aparecendo, mas esses lembram muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!