O que é pedagogia

Páginas: 15 (3516 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
VIDA




Paulo Ghiraldelli Jr, é filósofo, tem mestrado e doutorado em filosofia pela USP, é editor da revista Contemporary Pragmatism, de Nova Iorque, tem também mestrado e doutorado em filosofia da educação pela PUC. Atualmente trabalha como filósofo e escritor e dirige o Centro de estudos em filosofia americana ( Cefa). Fez sua livre docência e seu concurso de titular na UNESP.





RESUMOA NOÇÃO DE PEDAGOGIA



Pedagogia, do grego antigo ”paidos” que significa criança e “agode” que significa condução; traduzidos, unidos e adaptados nos dão a expressão pedagogia. Na Grécia clássica pedagogo era a pessoa responsável por cuidar das crianças, ensinando-lhes no máximo costumes e hábitos independentemente de sua formação educacional. Não era um educador, mas cuidador. Traduzindopara tempos atuais seriam as babas ou o motorista do ônibus escolar.

Ainda hoje a pedagogia ainda traz seu significado de origem que são acessos a caminhos que levam o melhor aproveitamento do saber e não simplesmente a métodos e procedimentos padrão.

Atualmente, nas Universidades que formam educadores e pensadores ainda há resíduos da pedagogia antiga. A formação que deveria ser sua ascensãoacaba sendo uma derrota. O aluno sai com a habilitação, mas não capacitado em aplicar conteúdos como ensinar a ler, escrever e contar. Essa deficiência educacional não é só no Brasil, mas por vários motivos em vários países e ricos.

Nos Estados Unidos em 1957 já se dizia que perderam a “corrida espacial” para os Soviéticos porque o estudo deles era melhor. No meio desse questionamento foi-seremodelando o termo pedagogia para definições atuais.

A diferença daquela época para os dias de hoje é que o pedagogo não tem mais esta função de levar a criança até a sala de aula e sim possibilitar a aprendizagem do aluno. A formação do pedagogo no Brasil é um problema pois a maioria das pessoas que ingressam no ensino superior tem deficiência de aprendizado dos conteúdos escolares que deverãoensinar. Assim o que seria a força do Pedagogo torna-se uma fraqueza.





CONCEITO DE PEDAGOGIA



Atualmente uma palavra não define pedagogia. Hoje pedagogia é uma palavra que encerra a respeito do que fazer com a educação. Para definir o que recomenda e o que proibir a educação, três países com culturas e tradições diferentes se responsabilizaram a dar esse conceito sobre a melhor pedagogia.

AFrança Emile Durkheim com a sociologia positivista que se preocupou com a educação; Alemanha com Joham Friedrich Herbart com a filosofia e psicologia para as questões educacionais e os Estados Unidos com John Dewey na filosofia da educação.

Herbart definiu pedagogia como “a ciência da educação”. Sua pedagogia ficou bastante tempo como principal método na Europa e América antes mesmo dos “passos pedagógicos” para o ensino e sequência de aula.

Durkheim quis conceituar separados os termos “pedagogia, educação e ciência da educação”. Educação-fato social pelo qual transmite seu patrimônio cultural e suas experiências de uma geração mais velha para uma mais nova garantindo sua continuidade histórica. Pedagogia - literatura de contestação da educação do pensamento utópico e pedagógicopara ele o filosofo era Jean- Jacques Rousseau, cuja filosofia mais confundia que ajudava.

Dewey definiu como filosofia, filosofia da educação e pedagogia se tornaram interligados e sinônimos. Disse que filosofia é conhecimento e a “epistemologia” é a teoria do conhecimento e absorver o conhecimento deveria ser em um local adequado a escola num momento privilegiado na infância.

Ao observar acriança dando-lhe melhores métodos de aprendizagem sua resposta positiva encoraja o educador a capacitar-se cada vez mais e melhor..

No Brasil na década de 1930 a expressão pedagogia uniu as de Dewey e de Durkheim tornando a filosofia da educação influenciada por Dewey e a pedagogia ou ciência da educação de Durkheim. E quando a pedagogia quis nutrir-se da psicologia também absorveu as idéias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!