O que é nacional é bom? as preferências alimentares dos tricópteros com casúlo.

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
O QUE É NACIONAL É BOM? AS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES DOS TRICÓPTEROS COM CASÚLO.

João Barros, João Teixeira, Nuno Gomes, Rene Mahnke

Departamento de Biologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal

Resumo

A matéria orgânica alóctone presente nos cursos de água serve de alimento para uma variadade de seres vivos como os detritívoros, micróbios e fungos.A vegetação alóctone portuguesa como o amieiro tem vindo a ser substituída por outras invasoras como o plátano e o eucalipto. Através desta actividade experimental procuramos averiguar as preferências alimentares dos macroinvertebrados (tricópteros com casúlo) pelo amieiro em comparação com o plátano e o eucalipto. Para tal foram criados vários microcosmos, com os diferentes tipos de folhas paracontabilizar a quantidade em miligramas de matéria consumida pelos tricópteros, e grupos de controlo para avaliar a quantidade consumida pelos microrganismos, sendo assim possível constatar o valor real ingerido pelos tricópteros. Observou-se um consumo mais significativo de amieiro e plátano comparativamente com o eucalipto. Porém não há uma diferença significativa entre o amieiro e o plátano, oque impede uma total confirmação da nossa hipótese que é suportada por estudos anteriores, em que as espécies nativas são preferêncialmente consumidas e importantes no equilibrio do ecossistema ribeirinho.

Introdução

A matéria orgânica nos rios de primeira ordem é de origem alóctene, proveniente das arvóres ribeirinhas, sendo que esta é a principal fonte de energia destesecossistemas (Cummins et al. 1989; Webster & Benfield 1986). Essa matéria presente nos cursos de água serve de alimento para uma variadade de seres vivos como os detritívoros, micróbios e fungos (Wallace et al. 1999). Esta matéria é degradada essencialmente em três etapas: (a) uma rapida perda inicial de massa atravês da lexiviação,(b) condicionamento por microrganismos e (c) fragmentação por invertebradosdetritivoros ou por abrasão ( Webster& Benfield 1986; Gessner et al. 1999).

Os seres detritivoros são um grupo de macroinvertebrados ribeirinhos que desempenham uma importante função no fluxo energético do ecossistema aquatico de água doce, pois além de interferirem no ciclo de nutrientes também decompõem e degradam material alóctene para matéria particulada fina ( Nelson & Scott 1962;Wallace & Webster, 1996) ,que cosequentemente pode ser utilizada por outros grupos funcionais como os filtradores e colectores para fonte de alimento (Heard & Richardson 1995),salientando a sua importância para o meio em que estão presentes.

O tipo de folhas disponíveis e o seu condicionamento alteram fortemente os hábitos alimentares dos detritívoros, sendo que estes preferêm matériaorgânica de fácil ingestão (Cummins & Klug 1979; Graça et al 2001), sendo esse condicionamento efectuado por microrganismos, melhorando sua qualidade e suavizando os tecidos com enzimas (Barlocher and Kendrick 1975; Graca et al.1993). Logo a dinâmica das cadeias alimentares dos detritos é baseada na interacção entre os recursos basais, microrganismos e invertebrados detritívoros.
Apreferência alimentar pode ser devida à existência de folhas ricas em compostos azotados ou certas substâncias de defesa e certos compostos recalcitrantes das plantas podem acelerar ou abrandar, respectivamente, o condicionamento pelos micróbios e a ingestão por parte dos invertebrados (Malmqvist & Oberle 1995; Graça et al. 2002). Um exemplo disso é o eucalipto conter óleos que abrandam ou impedem mesmo oseu consumo pelos macroinvertebrados (Graça et al. 2002)

Neste estudo tratou-se de comparar as preferências alimentares de tricópteros com casulo por três tipos diferentes de folhas, o amieiro (Alnus glutinosa), o eucalipto (Eucalyptus globulus) e o plátano (Platanus orientalis), prevendo-se que o tipo de folha preferencialmente consumida seja a especie nativa, o amieiro.

Métodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preferência alimentar de formigas no cerrado
  • Bons Hábitos Alimentares e Comportamentais na Infância
  • Preferencia alimentar do tribolium castaneum na farinha de soja integral
  • A escola e a educação alimentar entendendo o papel da escola na construção de bons hábitos alimentares.
  • SISAN
  • Repertório comportamental predatório e preferência alimentar do escorpião amarelo tityus serrualtus em cativeiro
  • O casulo
  • Tricoptero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!