O que é Mielomeningocele?

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
HYPERLINK "http://www.minhavida.com.br/saude/temas/mielomeningocele" \l "11-collapse" O que é Mielomeningocele?
A mielomeningocele é um defeito congênito em que a espinha dorsal e o canal espinhal não se fecham antes do nascimento. A doença é um tipo de espinha bífida.
SinônimosEspinha bífida, disrafismo espinhal
CausasNormalmente, durante o primeiro mês da gravidez, os dois lados da coluna(ou espinha dorsal) se unem para cobrir a medula espinhal, os nervos e as meninges (os tecidos que cobrem a medula espinhal). Espinha bífida se refere a qualquer defeito de nascença que envolva o fechamento incompleto da coluna.
A mielomeningocele é o tipo mais comum de espinha bífida. É um defeito do tubo neural em que os ossos da coluna não se formam completamente, resultando em um canal daespinha dorsal incompleto. Isso faz com que a medula espinhal e as meninges (tecidos que cobrem a medula espinhal) se projetem pelas costas da criança.
A mielomeningocele pode afetar 1 em cada 800 bebês.
Os outros casos mais comuns de espinha bífida são:
Espinha bífida oculta, um problema em que os ossos da coluna não se fecham, mas a medula espinhal e as meninges permanecem no lugar, e a pelenormalmente cobre o defeito
Meningocele, uma doença em que o tecido que cobre a medula espinhal se projeta para fora do defeito da coluna, mas a medula permanece no lugar.
Outros distúrbios congênitos ou defeitos de nascença também podem estar presentes em crianças com mielomeningocele. A hidrocefalia pode afetar 90% das crianças com mielomeningocele. Outros distúrbios da medula espinhal ou dosistema musculoesquelético podem aparecer, inclusive a siringomielia e o deslocamento de quadril.
A causa da mielomeningocele é desconhecida. No entanto, acredita-se que baixos níveis de ácido fólico no corpo da mulher antes e durante a gravidez possam ter alguma influência nesse tipo de defeito de nascimento. O ácido fólico (ou folato) é importante para o desenvolvimento do cérebro e da medulaespinhal.
Além disso, se uma criança nasce com mielomeningocele, os futuros bebês dessa família têm maior risco do que a população geral. No entanto, em muitos casos, não há conexão com a família.
Alguns pesquisadores acreditam que um vírus possa ter alguma influência, pois há maior taxa desse distúrbio em crianças nascidas nos primeiros meses de inverno. Pesquisas também indicam possíveis fatoresambientais, como a radiação.
ExamesO exame pré-natal pode ajudar a diagnosticar esse problema. Durante o segundo trimestre, as mulheres grávidas podem fazer um exame de sangue chamado teste quádruplo. Esse teste verifica a presença de mielomeningocele, síndrome de Down e outras doenças congênitas no bebê. A maioria das mulheres grávidas, mães de bebês com espinha bífida, tem níveis acima do normalde uma proteína chamada alfafetoproteína maternal (AFP).
Se o teste quádruplo for positivo, serão necessários mais testes para confirmar o diagnóstico. Tais testes podem incluir:
Ultrassonografia na gravidez
AmniocenteseA mielomeningocele pode ser vista após o nascimento do bebê. Um exame neurológico pode mostrar que a criança apresenta perda de funções relacionadas aos nervos abaixo dodefeito. Por exemplo, observar como o bebê responde a leves picadas em vários locais pode revelar onde ele ou ela consegue sentir.
Testes feitos no bebê após o nascimento podem incluir raios X, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética da região da coluna.
 sintomasSintomas de MielomeningoceleUm bebê pode ter uma bolsa projetada no meio das costas ou na região lombar. Omédico não pode ver através da bolsa quando acende uma luz atrás dela. Os sintomas incluem:
Perda do controle da bexiga ou dos intestinos
Falta de sensibilidade parcial ou completa
Paralisia parcial ou completa das pernas
Fraqueza nos quadris, pernas ou pés de um recém-nascido
Outros sintomas podem incluir:
Pés ou pernas anormais, como pé torto
Acúmulo de fluido no crânio (hidrocefalia)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mielomeningocele
  • mielomeningocele
  • mielomeningocele
  • MIELOMENINGOCELE
  • Mielomeningocele
  • mielomeningocele
  • Mielomeningocele
  • Mielomeningocele

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!