O que é microeconomia?

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Patricia Fernanda Nigro Guglielmi
a) O que é Economia? Porque é considerada uma ciência?

Segundo Mankiw “economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.Na maior parte das sociedades os recursos são alocados pelas ações combinadas de milhões de famílias e empresas. Os economistas, portanto, estudam como as pessoas tomam decisões: o quanto trabalham, oque compram, quanto poupam e como investem suas poupanças. Os economistas também estudam como as pessoas interagem uma com as outras. Por exemplo, examinam como um grande número de compradores evendedores de um bem determinam em conjunto o preço pelo qual o bem será vendido e a quantidade que será vendida. Por fim, os economistas analisam as forças e tendências que afetam a economia como umtodo, incluindo o crescimento da renda média e a taxa à qual os preços aumentam.”
A Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas decomportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e àvida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes. Aciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.
A economia é considerada uma ciência, pois“os economistas tentam tratar seus estudos com a objetividade de um cientista, ou seja, formulam teorias, coletam dados e depois analisam esses dados para confirmar ou refutar suas teorias. Embora oseconomistas, como os demais cientistas, utilizem a teoria e a observação, com freqüência, os experimentos no campo da economia são difíceis, pois os economistas não podem se servir de um laboratório...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • microeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!