O que é mediacão de conflitos?

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que é mediação de conflitos?
A mediação é uma autocomposição assistida, ou seja, são os próprios envolvidos que discutirão o conflito, mas com a presença de um terceiro. É uma forma de lidar comum conflito (como, por exemplo, em caso de separação, divórcio, brigas entre vizinhos, etc.) através da qual um terceiro (o mediador ou a mediadora) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, anegociarem e, se possível, a chegarem a um acordo. Há uma preocupação em criar um vínculo entre as pessoas envolvidas, estabelecer uma comunicação. O objetivo final da mediação não é o acordo e simestabelecer a comunicação. Essa terceira pessoa, o mediador, tem que ser isento do conflito, imparcial e de segurança das partes, vai agir apenas como um facilitador aproximando as partes, ouvindo compaciência, tolerância e utilizando as técnicas próprias da mediação, para que através do diálogo e sem manipulação encontrem a solução mais justa para ambos. O processo leva meses, até anos para chegar a fasede decisão. Atualmente a legislação permite às Câmaras de Mediação e de Arbitragem exercerem essas atividades. Assim os custos e o aborrecimento que um processo poderia gerar são amenizados através damediação. A mediação e a arbitragem são práticas instituídas pela Lei 9307/96, a fim de evitar que as partes sintam-se compelidas a iniciar um processo judicial para resolver questões com interessesconflitantes.
Podem ser Mediadores ou Árbitros as pessoas que exerçam ou exerceram quaisquer profissões, independentemente de sua formação acadêmica, mas especialmente que detenham a confiança daspartes e sejam por elas selecionados.
A Mediação pode e deve ocorrer em qualquer negociação em que haja dificuldades, desde as mais simples – questões entre vizinhos, casais, etc – até as grandesquestões internacionais – Iran x EUA; Venezuela x Colômbia; entre empresas x fornecedores – empresas x sindicato ou trabalhadores, e etc.
Vale esclarecer que por mais competente que o Mediador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação de Conflitos
  • Mediação de conflitos
  • Mediação de Conflitos
  • mediação de conflito
  • mediação de conflito
  • mediação de conflitos
  • Mediação de conflitos
  • MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!