o que é luz

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2014
 O QUE É LUZ?


RESUMO

Luz é um agente físico que após ser refletida produz sensação de visão. A luz é considerada uma energia radiante, essa energia se propaga por meios de ondas magnéticas, aproximadamente a onda eletromagnética atingi a velocidade de 3,00 . 105 km/s = 3,00 . 108 m/s variando conformeo meio que se propaga, a propagação é muito rápida, imperceptível a olho nu. Através da definição de luz, pode-se concluir que um corpo poderá ser visto, se emitir luz aos nossos olhos, corpos negros não emitem luz, sendo assim só pode ser visto por que os corpos ao redor emitem a luz. Fontes de energia são classificadas em dois grupos: fonte de energia primária, que são corpos que possuem luzprópria (o sol) e fonte de energia secundária, que não possuem luz própria (a lua).

PALAVRA – CHAVE

Fonte de energia, ondas eletromagnéticas, propagação da luz

INTRODUÇÃO

Luz, é a radiação eletromagnética transporta uma energia chamada radiante, que provoca sensação de visão. A natureza da luz,sempre foi tema de pesquisas pros maiores cientistas do mundo, sempre com teorias diferentes, hávendo contradições, polemicas, interpretações duvidosas. A teoria corpuscular da luz que predominou por muito tempo foi prestigio de Isaac Newton, mesmo sem uma explicação convincente, chegou a conclusão que a luz teria velocidade maior na água do que o ar (o que hoje em dia sabemos que essa teoria estavaequivocada). A teoria ondulatória da luz, explica melhor um grande número de fenomenos. Em 1850 foi comprovado que a teoria corposcular da luz, estava errada.
Existem vários meios de propagação da luz, como por exemplo os meios translucidos, que passa apenas uma parte da luz incidente, fazendo com que os objetos do outro lado, não possam ser totalmente observados através dele (como o papelvegetal).
As fontes de luz, são caracterizadas em fontes primárias e fontes secundárias. Fontes primárias são as que possuem a própria luz, são subdivididos em incandescentes e luminescentes. Já as fontes secundárias necessitam que um outro meio tenha a luz, para que o reflita fazendo com que reflitam a luz.
A natureza da luz; se compõe de corpusculos, que são chamados de fócons, que se propaga porondas tranversais. A medição da velocidade de luz mais recente, foi realizada em 1956, confere a velocidade de 299,792,4 km/s.

DESENVOLVIMENTO

A luz é a radiação eletromagnetica que pode dar a sensação visual num observador qualquer. Transporta uma energia radiante, que sensibiliza as celulas das retinas e provoca sensação de visão.
A misteriosanatureza da luz, foi sempre tema de fascinio para os maiores cientistas dos mundo. As interpretações ao longo do tempo foram adaptadas ou reefetuadas pelos cientistas.
Isaac Newton foi responsavel pel fato da teoria corposcular da luz, onde diz que a luz é formada por feiche de luz. Tal teoria durou muito tempo, mesmo sem explicar alguns fenomenos opticos, como a refração, que teria uma explicaçãocoerente, mas que é equivocada de que a luz teria uma velocidade maior na água do que no ar.
A teoria ondulatoria da luz, mesmo com paternidade não tão eminente, explica um grande número de fenomenos.
Foi comprovado em 1850 que a velocidade da luz no ar é maior do que na água, e em 1860 a teoria eletromagnetica de Maxwell, ficou sentenciada a estabilidade e a credibilidade da teoria ondulatoriade luz.
Por conta da grande ironia da ciencia, no fim do seculo XIX em uma experiencia da teoria ondulatoria da luz, foi descoberto o efeito fotoeletrico, que ressucitaria o modelo corpuscular da luz. Dessa maneira a aceitação de uma natureza dupla foi inevitavel. Hoje, a teoria quantica moderna, descreve o mundo invisivel das interaçoes subatomicas, sem tomar partido definitivo nessa questao....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A luz
  • A luz
  • A luz
  • O que a Luz
  • Luz
  • luz
  • Luz
  • a luz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!