O que é logística?

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
O que é Logística?
Quando as pessoas são questionadas sobre “O que é Logística”, a maioria delas responde que é a distribuição ou a entrega de materiais para os clientes. Sim, esta é uma das partes da cadeia Logística, ou seja, e é o final da cadeia produtiva. Porém, esquecemos que para distribuir ou entregar, precisamos ter o material em “estoque”, e para isso é necessário produzir e que paraproduzir, precisamos comprar matérias-primas e componentes. Isto significa dizer que a Logística engloba todo o fluxo operacional, de forma que os elos dessa cadeia interna da empresa consigam atender as necessidades dos clientes. Para isso é necessário que cada um faça sua parte, procurando atender as necessidades dos clientes -internos e externos - sem nos esquecer de também atender os objetivostraçados pela direção da empresa em seu Planejamento Estratégico. Costumo em meus treinamentos em empresas que as pessoas “precisam fazer o que tem que ser feito”, o que é extremamente difícil, pois na prática existe muitas variáveis que iremos descobrir na vivência do dia a dia, devido cada operação ser diferente uma da outra.
De acordo com Ronald H. Ballou, em seu livro “Gerenciamento da cadeiade suprimentos / Logística empresarial” ele diz que: “a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço aos clientes a um custo razoável”.Veja o fluxo abaixo:

Para que a empresa faça Logística é necessário ir além das diretrizes e metas estratégicas estabelecidas pela Direção da empresa, em conjunto com seus Gerentes e Supervisores. É preciso daquilo que chamo de “incorporar o espírito de Logística”. A empresa que procura mostrar para os seus colaboradores como funciona a Logística dentro da empresa, através de treinamentosinternos, é um fator fundamental e estratégico o que pode vir a ser um diferencial competitivo perante os concorrentes. Isto significa dizer que TODO tem informação daquilo que fazemos e o quanto somos responsáveis por fazer o processo produtivo acontecer.
De forma bem simples e didática, vejam abaixo:
a) Setor de Compras ou Suprimentos - precisa comprar bem, procurando fazer negociações ondeambos (cliente e fornecedor) ganhem com o negócio e boas parcerias. Parece óbvio dizer isso, mas quando a empresa ganha e o fornecedor não, o que vai acontecer no futuro é que este fornecedor não vai atender bem, podendo provocar atrasos e isso pode levar a um problema muito sério, como uma parada de produção e a coisa pode ser pior ainda se esse atraso provocar uma parada de produção em um cliente.Se isso ocorrer, a empresa pode pagar multa, mas esse não é o maior custo e mais grave é perder o cliente.
b) Setor de Manufatura ou Produção - precisa produzir bem para atender os clientes nos prazos solicitados, interagindo com informações de disponibilidade de produto e controle da matéria-prima necessária. Se a produção vai atrasar, é necessário informar a área comercial para que previnao cliente, o que na prática é muito difícil acontecer, pois a produção algumas vezes assume prazos difíceis de serem realizados. Quando um cliente solicita uma quantidade maior, ou muda o prazo de entrega, ou, ainda, muda a especificação do produto, é necessário conversar com o cliente e entender o que houve no processo e tomar as ações e as decisões necessárias dentro da empresa. Nestes casos,tanto o negociador de Vendas quanto a área de Produção precisam ter flexibilidade para entender o que ambos podem fazer para atender estas mudanças, sem causar prejuízos à empresa.
c) Setor de Armazenagem - é necessário armazenar de forma correta, considerando desde a limpeza do armazém, iluminação, até a organização dos produtos e sua correta identificação. Por exemplo, não adianta guardar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!