O que é literatura e tem ela importância?

Páginas: 8 (1998 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Becca, 1999. p. 26-47.

2. O que é literatura e tem ela importância?

Culler coloca a questão: O que é literatura?

O autor começa o texto expondo que a resposta a essa pergunta parece não ter atraído à atenção dos teóricos e aponta algumas razões para isso:


Estudos em diversos textos
“A própria teoria mescla idéiasvindas da filosofia, lingüística, história, teoria política e psicanálise” (p. 26)

“alguns textos são considerados mais ricos, mais vigoros, mais exemplares, mais contestadores, mais centrais” (p. 26)
Literalidade
“...a distinção não parece central porque as obras de teoria descobriram o que é mais simplesmente chamado de a 'literalidade' dos fenômenos não literários. Qualidades muitas vezespensadas como sendo literárias demonstram ser crucias para os discursos e práticas não-literários” (p. 26)

Culler desloca a questão para a análise do que ele considera mais central na discussão: O que distingue o texto literário de um texto não-literário?. A seguir relata algumas dificuldades para essa distinção:

Formato
“... as obras de literatura vêm em todos os formatos e tamanhos e amaioria delas parece ter mais em comum com obras que não são geralmente chamadas de literatura do que com algumas outras obras reconhecidas como literatura.” (p. 28)
Conceito de literatura
O sentido moderno da literatura é recente. “ Antes de 1800, literatura e termos análogos em outras línguas européias significam 'textos escritos' ou 'conhecimento de livros'. (p.28)

Mesmo hoje, o termo é usadocomo sinônimo de bibliografia. “...um cientista diz: 'a literatura sobre a evolução é imensa'.” (p. 28)
Estudo linguístico
“... os estudantes as memorizavam, estudavam sua gramática, identificavam suas figuras retóricas e suas estruturas ou procedimentos de argumento.” (p. 29)
Histórico e cultural
“... obras que hoje contam como literatura (…) se qualificariam como literatura para Madame deStaël*?” (p. 29) (*Autora franco-suiça: 1766-1817)

“É tentador (…) concluir que a literatura é o que quer que uma dada sociedade trata como literatura – um conjunto de textos que os árbitros culturais reconhecem como pertencentes à literatura.” (p. 29)

“... as ervas daninhas de um jardim (…) são simplesmente as plantas que os jardineiros não querem que cresçam em seus jardins.” (p. 29-30)CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Becca, 1999. Capítulo 2: “O que é literatura e tem ela importância?”, p. 26-47.


Sobre a culturalidade, o autor analisa o caso a partir do ocidente, e indica os elementos que nós utilizamos para identificar textos literários:

O contexto
“... o que leva os leitores a tratar algo como literatura é que eles a encontram num contextoque a identifica como literatura.” (p. 34)
Princípio cooperativo hiper-protegido ou
(cooperação entre o autor e o leitor)
Os autores literários ou os seus textos se expressam não pelo conteúdo em si, mas “pela informação que comunicam”, ou, mas tecnicamente falando, pela “narratividade”. É que se convencionou chamar-se de: Princípio cooperativo hiper-protegido.

“A comunicação depende daconvenção básica de que os participantes estão cooperando uns com os outros e que, portanto, o que uma pessoa diz a outra é provavelmente relevante” (p. 33)

“O que diferencia as obras literárias dos outros textos de demonstração narrativa é que eles passaram por um processo de seleção: foram publicados, resenhados e reimpressos, para que (grifo meu) os leitores se aproximassem deles com a certeza deque outros os haviam considerado bem construídos e 'de valor'.” (p. 33)

“Os leitores presumem que, na literatura, as complicações da linguagem têm, em última análise, um propósito comunicativo” (p. 33)

“A 'Literatura' é uma etiqueta institucional que nos dá motivo para esperar que os resultados de nossos esforços de leitura 'valham a pena'.” (p. 33)

“E muitos traços da literatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da literatura
  • A literatura e sua importancia
  • A importancia da literatura
  • A importãncia da literatura para formação de leitores
  • A IMPORTANCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importância da literatura na sociedade
  • A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL NO
  • A Importancia da Literatura Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!