O que é linguística?

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
O que é Lingüística? – Eni P. Orlandi

1. O fascínio da linguagem sobre o homem existe desde sempre, sendo facilmente observável através da literatura, da poesia, da religião, da filosofia etc. A curiosidade do homem pela linguagem é revelada no transcorrer do tempo por meio de lendas, mitos, cantos, rituais, estórias e até polêmicas muito antigas.

2. O tratamento da linguagem verbal mereceudestaque por parte dos antigos hindus. A redescoberta do sânscrito, que era língua sagrada da Índia antiga, possibilitou, no século XIX, o aparecimento dos sofisticados estudos de linguagem que os hindus haviam feito em épocas remotas. Apesar de os motivos do interesse dos hindus pelo estudo da linguagem serem religiosos, tais estudos eram rigorosos.

3. Apesar da atenção que os homens dediferentes épocas sempre dedicaram a linguagem, foi só com a criação de lingüística que as manifestações da curiosidade do homem tomam forma de uma ciência com objeto e métodos próprios.

4. Os estudos lingüísticos constituem um interesse antigo e uma ciência moderna, pois a Lingüística é uma ciência recente, que se inaugurou no começo do século XX. A lingüística definiu-se, com bastante sucessoentre as ciências humanas, como estudo cientifico que visa descrever ou explicar a linguagem verbal humana.

5. A lingüística distingue-se da gramática tradicional normativa, pois não tem como objetivo prescrever normas ou ditar regras de correção para uso da linguagem. Para a lingüística, tudo o que faz parte da língua interessa e é matéria de reflexão. No entanto, não é qualquer espécie delinguagem que é objeto de estudo da lingüística: Só a linguagem verbal, oral ou escrita.

6. Os sinais que o homem reproduz quando fala ou escreve são chamados de signos. Ao produzir signos os homens estão produzindo a própria vida: com eles, o homem se comunica, representa seus pensamentos, exerce seu poder, elabora sua cultura e sua identidade, etc. Os signos dão ao homem sua dimensão simbólica:esta que o liga aos outros homens e a natureza, isto é, a sua realidade social e natural.

7. Os signos não-verbais quanto os da linguagem verbal, são objetos de uma ciência geral dos signos, a Semiologia. Já os signos da linguagem verbal mereceram uma ciência só para si, a lingüística.

8. Os estudos da linguagem, no decorrer do século XVII, são caracterizados sobremaneira pelo racionalismo,com os pensadores da época concentrando-se no estudo da linguagem como representação do pensamento e na procura por mostrar que as línguas obedecem a princípios lógicos, racionais, que regem todas as línguas e a partir dos quais torna-se possível definir a linguagem em geral e tratar-se as diferentes línguas como casos particulares dela (linguagem), produzindo-se, então, as chamadas gramáticasgerais e racionais.
Por considerar-se que esses princípios gerais que regem a linguagem são racionais, passou-se a exigir clareza e precisão no uso da linguagem por parte dos falantes, com idéias claras e distintas devendo ser expressas de forma precisa e transparente.

9. Os estudiosos de assuntos lingüísticos da época constroem uma gramática que deve funcionar como uma espécie de autômato, regidopela Lógica, que possa separar o que é válido e o que não é, tendo como alvo a atingir a língua ideal, universal, lógica, sem ambigüidades nem equívocos, e capaz de assegurar a unidade de comunicação do gênero humano. Já ai o sonho do homem moderno em ter o controle do mundo através das máquinas. Esse ideal traduzindo apara à atualidade é a língua metálica, a dos computadores, universal e sem“falhas”.

10. Já no século XIX, tem-se um outro momento importante para a história da Lingüística, com as gramáticas comparadas, caracterizando o período da Lingüística Histórica.

11. Os movimentos, perspectivas e interesses presentes durante o século XIX são muito diferentes do conjunto do século XVII, com a substituição da validade do ideal universal no estudo da linguagem pelo fato de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica
  • Linguistica
  • Linguística
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!