O que é intuição

Páginas: 20 (4840 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
O QUE É A INTUIÇÃO: DEFINIÇÕES E DISTINÇÕES


Philip Goldberg


Intuição é quando você sabe uma coisa, mas pergunta: ora, de onde veio isso?

Derivada do latim intueri, que tem sido traduzido por “considerar”, “ver interiormente” e “estudar ou contemplar”, a palavra intuição significa diversas coisas para diferentes filósofos, psicólogos e leigos, mas o sentido básico do termoé apreendido na definição do dicionário: “o ato ou faculdade de conhecer diretamente, sem o uso de processos racionais”.

A definição é tão ampla que pode ser aplicada a uma vasta gama de experiências cognitivas. Immanuel Kant, por exemplo, usava-a para referir-se à percepção sensorial comum, o que, estritamente falando, é justificável. Outras aplicações a têm limitado a um único setor,como resolução de problemas, criatividade, ou misticismo. Para os nossos propósitos não usaremos o sentido de Kant, orientado à percepção, pois isso banalizaria o termo, mas não limitaremos seu uso de nenhuma outra maneira. A intuição aplica-se a qualquer coisa conhecível, incluindo sensações e pressentimentos vagos sobre questões mundanas, significantes descobertas de conceitos e fatos, erevelação divina.

No uso cotidiano, a intuição poderá significar um evento ou ocorrência (“Tive uma intuição”) ou uma faculdade da mente (“Usei minha intuição”). Existe também uma forma verbal: “Intuí a resposta.” Pode também aplicar-se a um atributo da personalidade (“Aquele sujeito é realmente intuitivo”) ou a um estilo de funcionamento, uma abordagem relativamente relaxada, não estruturada einformal dos problemas que contrasta com o estilo sistemático e mais deliberado que comumente chamamos de “analítico” ou “racional”. O sentido básico da palavra, porém, sugere espontaneidade e imediatismo; o conhecimento intuitivo não é mediado por um processo consciente ou racional deliberado. Usamos a palavra quando sabemos alguma coisa mas não sabemos como sabemos.

Isso parece claro osuficiente, iremos discutir duas áreas nas quais a definição básica entra em complicações. Ambas são interessantes e de valor prático no desenvolvimento da intuição; é importante que nos tornemos conscientes da presença da intuição em nossas vidas e que tenhamos uma idéia pessoal razoavelmente clara do que isso significa. Estes são os dois pontos principais a serem lembrados: primeiro, a relação realentre intuição e racionalidade é mais rica e mais complexa do que geralmente se considera; e, segundo, aplicar o rótulo de “intuitivo” a experiências específicas geralmente é difícil e às vezes arbitrário.


Relaxando a Dicotomia


Como vimos, a intuição é definida principalmente em termos do que ela não é: racionalidade, que requer o uso da razão, lógica e análise. Também não é meraobservação; quando você vê um reluzente objeto vermelho com uma sirene conclui “são os bombeiros”, você não seria chamado de intuitivo. De muitas maneiras, a dicotomia racionalidade/intuição é válida. O pensamento racional se desenvolve com o tempo; ele ocorre em uma seqüência definível de etapas com começo, meio e fim. É linear e requer esforço e intenção deliberada.

Em contraste, aintuição é experimentada como não seqüencial. É um evento único em oposição a uma série, um instantâneo em oposição a um filme. E ele parece ocorrer, geralmente, quando menos se espera, sem a aplicação de regras específicas. Quando chegamos a uma conclusão através do pensamento racional, geralmente podemos seguir o processo mental no sentido inverso e identificar as etapas antecedentes. A intuição éinexplicável. O intuidor poderia ser capaz de oferecer uma explicação plausível para o que o levou ao seu conhecimento, mas ele estaria raciocinando retroativamente e não poderia ter certeza de que a explicação se adequaria ao processo real.

Embora alguns autores façam as duas funções parecerem antagônicas, elas são complementares. Tipicamente, diz-se que a racionalidade precede e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A intuição
  • intuição
  • A Intuição
  • Intuição
  • Intuição
  • Qual a diferença entre intuição sensível e intuição intelectual?
  • intuiçao e cognicao
  • Trabalhar a intuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!