O que é homem?

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2012
O homem: quem é ele afinal?
1) Indique e explicite o tema central da antropologia filosófica.
O tema central da antropologia filosófica é a natureza e o destino do homem, bem como o seu lugar no universo.
A antropologia filosófica busca falar da essência do homem, embora não exista um consenso sobre o que vem a ser essa essência, embora se concorde que ela existe e é o que diferencia o serhumano dos demais seres do universo.
O estudo da antropologia filosófica tenta achar as respostas para dúvidas nossas, como: O que distingue o ser humano dos demais seres vivos? Em que consiste a natureza humana? O homem é composto de corpo e alma (ou espírito) ou é de natureza puramente corpórea?
2) Aponte e descreva as múltiplas facetas do ser humano, procurando mostrar como elas se interligam eformam um todo consistente e único: o homem enquanto pessoa.
- O homem, um ser material
O homem é antes de tudo um animal, possuindo assim um corpo, ou uma “matéria viva complexamente organizada”, e sendo assim, possui mobilidade e possibilidade de se aperfeiçoar até certo ponto. E, por ocupar um local no meio físico e cultural em que vive, o homem é tido como um ser material e corpóreo.
- Ohomem, um ser racional
O homem tem posse e utiliza a razão para refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza, buscar conhecimentos técnico-científicos, elaborar conceitos e idéias. E todos esses atos do homem de conhecer, refletir e de raciocinar sobre os demais seres vivos, é expandida também a capacidade de conhecer e compreender a si mesmo.
Como ser racional e pensante, transcende oslimites impostos pelo seu corpo e cria novas realidades, novas coisas, bem como é capaz de se recriar, modificando-se e aperfeiçoando-se.
- O homem, um ser psíquico
O homem é um ser único, dotado de uma personalidade exclusiva, que necessita de afeto, compreensão, aceitação, auto-estima e auto-respeito. Além de nutrir diferentes sentimentos pelos demais indivíduos e pelas coisas que fazem partedo seu “estar no mundo”. E, na medida em que procura ultrapassar os limites impostos pelo meio físico e cultural em que vive e, em certo sentido, ultrapassar-se e lançar-se em busca de outras realidades a que aspira, é movido por uma gama imensa e variada de desejos e necessidades sensíveis, morais, racionais e espirituais que o impulsionam na direção de sua plenitude.
- O homem, um ser social epolítico
O homem não vive sozinho, necessitam de um meio social, na busca de poder compartilhar sua existência com os demais, movido pela necessidade de buscar o bem comum.
A sociabilidade é inerente ao ser humano e garante a perpetuação se sua história. A convivência social permite-lhe compartilhar experiências e vivências passadas e presentes, bem como projetar realizações futuras mediadaspelo uso contínuo que faz da linguagem. E para possibilitar uma convivência harmoniosa, resultado da associação permanente entre indivíduos diferentes, o homem estabelece normas e padrões se conduta, promulga leis que regulam a vida em sociedade. E a partir deste ponto vista, percebemos que o homem além de ser um ser social, é um ser político.
- O homem, um ser da práxis
O homem é caracterizadocom um ser da práxis, pois o processo de produção da existência humana é um convite permanente para a ação, isto é, um ser da ação.
A diferença do homem para com os animais é de que, o homem tem uma ação consciente, finalística, livre e responsável. As relações do homem com a natureza e com os outros homens cria um complexo de relações práticas e sociais, um mundo de finalidades que constitui acontextura da história que se torna sua verdadeira natureza.
- O homem, um ser livre
O homem, apesar de ser movido em parte pelos os seus instintos naturais, tem a capacidade de dominá-los através de suas livres decisões e escolhas. Assim, sua liberdade o eleva acima de mero agir e existir instintivo.
Devido a sua capacidade de raciocinar, de julgar, de discernir e de compreender, o homem é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homens. homem?
  • Homem
  • homem
  • homem
  • HOMEM
  • homens
  • O homem: quem é ele?
  • eu sou homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!