O que é fonoaudiologia

Páginas: 10 (2403 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
1. O que é Fonoaudiologia?

Fonoaudiologia é a área responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial,cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.
Onde o fonoaudiólogo atua?
O fonoaudiólogo atua - unidades básicas de saúde, - ambulatórios de especialidades, - hospitais e maternidades, - consultórios, - clínicas, - home care, domicílios, - asilos e casas de saúde, - creches e berçários, - escolas regulares e especiais, - instituições de ensinosuperior, - empresas, - veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e - associações.

2. Área de Atuação
Atualmente seis especialidades são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral, Voz, Saúde Coletiva e Fonoaudiologia Educacional.

2.1. Audiologia

Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio bem como as patologias associadas ea reabilitação das mesmas, em crianças e adultos. O Audiologista desenvolve a sua atividade nas áreas da prevenção, do diagnóstico e da (re) habilitação, bem como no ensino e na investigação.
Na prevenção – planeja e desenvolve ações de sensibilização e rastreio com o objetivo da preservação da audição, junto de populações industriais, escolares, grupos de risco e população em geral.
Na área dodiagnóstico – planifica, executa e interpreta exames complementares de diagnóstico de exploração funcional clássica e eletrofisiológica, com o objetivo de identificar, quantificar e qualificar anomalias do sistema audio-vestibular e do facial.
Na reabilitação – participa (em equipes multidisciplinares) no estudo, planeamento e execução de programas de (re)habilitação auditiva e vestibular. Na(re)habilitação auditiva é da sua responsabilidade a seleção da ajuda técnica mais adequada (prótese), a sua adaptação e acompanhamento audioprotésico e audiológico. Na reabilitação vestibular participa no planeamento e execução de ações que visam à melhoria do equilíbrio.
No ensino – participa na formação e/ou ação formativa do ensino pré e pós-graduado da profissão, bem como de outrosprofissionais em que o ensino da Audiologia possa interessar.
Na investigação – planeia e implementa projetos de investigação no sentido de desenvolver novas técnicas ou de aperfeiçoar as já existentes.
O Audiologista realiza exames audiológicos e otoneurológicos (audiometria tonal limiar, audiometria vocal, índice de reconhecimento de fala, imitânciometria acústica, provas de função tubária, teste dereflexos neurológicos estapedianos, emissões otoacústicas transientes e evocadas por produto de distorção, audiometria de tronco encefálico, potenciais evocados de curta, média e de longa latência, monitoração transoperatória em neurocirurgias, vídeonistagmografia comum e infravermelha, vectoeletronistagmografia, rinometria acústica, exames de processamento auditivo central [avaliação de como o sistemanervoso central está processando a audição], dentre outros) para verificar se a função auditiva dos pacientes está normal ou se apresenta algum tipo de problema.
Principais funções da audiologia é fazer exames audiológicos, adaptação de próteses e fonoterapia.


2.2. Linguagem

Linguagem é a especialidade que tem por objetivo a prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e tratamento deproblemas relacionados à linguagem oral e à linguagem escrita.
Acompanha o desenvolvimento do bebê desde o nascimento, e a partir daí em consultas regulares, nos aspectos relacionados ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Estuda problemas relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, faz diagnósticos de atrasos ou retardos de linguagem, estabelece o tratamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia
  • Fonoaudiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!