O que é filosofia e por que vale a pena estudá-la” de autoria de alfred cyril ewing.

Páginas: 6 (1489 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
Texto: “O que é Filosofia e por que vale a pena estudá-la” de autoria de Alfred Cyril Ewing.

A Origem do termo filosofia: O autor A.C. Ewing filosofo estudioso de Kant, defensor da metafisica tradicional e pioneiro da filosofia da religião defende que a origem da filosofia se difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer uma imagem do pensamento humano, ou mesmo da realidade,ate onde admite que isso possa ser feito como um todo. O termo “filosofo” significava originalmente “amante da sabedoria” tendo surgido com a famosa replica de Pitágoras aos que o chamavam de “sábio”. Na concepção de sabedoria não se restringia a qualquer dos domínios particulares do pensamento e, de modo similar “filosofia” era usualmente entendida como incluindo o que hoje denominamos“ciência”.
Utilização da Filosofia: A filosofia tem exercido, por mais que ignoremos isso, uma admirável influência indireta até mesmo sobre a vida de gente que nunca ouviu falar nela. Indiretamente, tem sido destilada através de sermões, da literatura, dos jornais e da tradição oral.
A.C. Ewing como um defensor da metafísica tradicional diz que: em grande parte, foi através de sua influência que se fez dareligião cristã o que ela é hoje. Devemos originalmente a filósofos ideias que desempenharam papel fundamental para o pensamento em geral, mesmo em seu aspecto popular, como, por exemplo, a concepção de que nenhum homem pode ser tratado apenas como um meio ou a de que o estabelecimento de um governo depende do consentimento dos governados.
A principal contribuição da filosofia consiste nointangível background intelectual do qual muito dependem o clima espiritual e a feição geral de uma civilização. Nesse sentido, ocasionalmente se desenvolvem ambições ainda maiores Whitehead, um dos mais expressivos e acatados pensadores modernos, descreve os dons da filosofia como "a capacidade de ver e de prever, aliada a um sentido do valor da vida, ou seja, o sentido da importância que anima todoesforço civilizado".
Um segundo serviço inestimável prestada pela filosofia, reside no hábito, por ela estimulado, de promover-se um julgamento imparcial considerando-se todas as facetas de uma questão, e na ideia que ela oferece do que seja a evidência e de que devemos buscar ou esperar de uma prova. Pode ser esse um importante questionamento das inclinações emocionais e das conclusõesprecipitadas, sendo especialmente necessário, e com frequência negligenciada, em controvérsias políticas. A filosofia crítica estabelece um padrão ideal para o raciocínio correto e capacita quem a estuda a remanejar argumentos confusos.
Principais divisões da filosofia: Metafísica - Ramo da filosofia que se ocupa da natureza última do que existe. Ela questiona o mundo natural "de fora", por assim dizer, esuas questões, portanto, não podem ser abordadas pelos métodos da ciência.
Filosofia crítica - consiste na análise e na crítica dos conceitos pertencentes ao senso comum e às ciências. Nesse sentido, todas as ciências, com exceção da matemática, pressupõem de alguma forma a concepção de lei natural; cabe à filosofia, e não a qualquer das ciências particulares, examinar tal concepção.
Estética:consiste na aplicação da filosofia ao exame da arte e da noção de beleza; da ideia de arte e criação, matéria e forma arte e sociedade. É típico de a estética formular questões como: A beleza é objetiva ou subjetiva? Qual é a função da arte? Para que aspectos de nossa natureza apelam as diversas formas de beleza.
Ética: estudo dos valores morais (as virtudes), da relação entre vontade e paixão,vontade e razão ideias de liberdade, responsabilidade, dever. Ela formula questões como: qual o bem supremo? Qual a definição de bem?
Ambas as divisões da filosofia são tratadas no filme Sociedade dos Poetas mortos, quando no filme e tratado a maneira de como se portar e por que se portar daquela maneira definida pelos pais, ou mesmo a instituição em que os alunos se encontravam. De forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vale a pena
  • Penas autoria e coautoria
  • Motivos para estuda filosofia
  • Tudo vale a pena
  • Vale a pena estudar.
  • Vale a pena verde novo
  • Vale a pena ler esse texto
  • Vale a pena ser honesto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!