O que é filosofia e por que vale a pena estudá-la” de autoria de alfred cyril ewing.

1489 palavras 6 páginas
Texto: “O que é Filosofia e por que vale a pena estudá-la” de autoria de Alfred Cyril Ewing.

A Origem do termo filosofia: O autor A.C. Ewing filosofo estudioso de Kant, defensor da metafisica tradicional e pioneiro da filosofia da religião defende que a origem da filosofia se difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer uma imagem do pensamento humano, ou mesmo da realidade, ate onde admite que isso possa ser feito como um todo. O termo “filosofo” significava originalmente “amante da sabedoria” tendo surgido com a famosa replica de Pitágoras aos que o chamavam de “sábio”. Na concepção de sabedoria não se restringia a qualquer dos domínios particulares do pensamento e, de modo similar “filosofia” era usualmente entendida como incluindo o que hoje denominamos “ciência”.
Utilização da Filosofia: A filosofia tem exercido, por mais que ignoremos isso, uma admirável influência indireta até mesmo sobre a vida de gente que nunca ouviu falar nela. Indiretamente, tem sido destilada através de sermões, da literatura, dos jornais e da tradição oral.
A.C. Ewing como um defensor da metafísica tradicional diz que: em grande parte, foi através de sua influência que se fez da religião cristã o que ela é hoje. Devemos originalmente a filósofos ideias que desempenharam papel fundamental para o pensamento em geral, mesmo em seu aspecto popular, como, por exemplo, a concepção de que nenhum homem pode ser tratado apenas como um meio ou a de que o estabelecimento de um governo depende do consentimento dos governados.
A principal contribuição da filosofia consiste no intangível background intelectual do qual muito dependem o clima espiritual e a feição geral de uma civilização. Nesse sentido, ocasionalmente se desenvolvem ambições ainda maiores Whitehead, um dos mais expressivos e acatados pensadores modernos, descreve os dons da filosofia como "a capacidade de ver e de prever, aliada a um sentido do valor da vida, ou seja, o sentido da importância que anima

Relacionados