O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO- SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITARIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS








O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA
NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO-
SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA

MAIZA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
SUZANE FERREIRA DE SANTANABARRA DO GARÇAS
SETEMBRO DE 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITARIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS









O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA
NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO-
SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA


Trabalho doDocente Odorico Ferreira Cardoso Neto, sobre a crítica lingüístico-moral ao sujeito moderno e suas conseqüências para a filosofia da educação moderna, Curso de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso.




Docente: Odorico Ferreira Cardoso Neto





Barra do Garças
2009


Resumo

O presente trabalho tem como base abordar o tema “O que éFilosofia da Educação – Uma Discussão metafilosófica” levando em consideração o seguinte subtítulo Nietzsche e a critica lingüístico moral ao sujeito moderno - suas conseqüências para a filosofia da educação moderna. Nesse trabalho procuramos expor as idéias de Nietzsche, que como filósofo preocupou-se com as questões pedagógicas e educacionais, mostrando também sua critica aos filósofos, que paraele eram pessoas alienadas que buscavam uma verdade que talvez não fosse tão absoluta, muitas vezes essa busca seria apenas para satisfazê-los espiritualmente. Nietzsche acha que o homem pode ser mais feliz sem a angustia provocada por essa busca desenfreada pelo conforto espiritual.







































Introdução

O objetivo primordialdeste trabalho é mostrar que a critica de Nietzsche, é antes de tudo uma critica a verdade, ele quer saber por que sempre a verdade, e afirma que esta busca se resume apenas na busca do conforto espiritual.
Nietzsche critica a subjetividade. Para ele o sujeito era uma ficção gramatical, que se desenvolve a medida que passamos a viver em comunidade, já outros filósofos como Marx definia o sujeitocomo uma produção ideológica.
A filosofia da educação moderna consiste em fazer com que as crianças se auto-determinassem, ou seja, se tornassem sujeitos de tal forma que elas se conscientizassem pelos seus pensamentos e responsabilizassem pelos seus atos.







































Desenvolvimento
Nietzsche foi um filósofo que se preocupoucom as questões pedagógicas e educacionais, tanto que em suas quatro extemporâneas, ele se preocupou bastante á crítica ao historicismo e ao relativismo que na época permeava o ensino em universidades, e também denunciou a deterioração dos estabelecimentos desse ensino, mas não trataremos aqui deste assunto e sim de sua crítica à subjetividade moderna que atingiu o coração ao humanismo.
Nietzschecritica a verdade, esta não é uma crítica direta ao que diz respeito à noção de verdade estabelecida pela epistemologia e pela metafísica, pois não se trata de uma crítica filosófica, Nietzsche quer saber através da seguinte pergunta: “Por que sempre a verdade?” Nietzsche afirma que a verdade é basicamente impossível de ser alcançada que esta “vontade de verdade” está presente nos filósofoscomo um desejo cujos verdadeiros motivos são inconfessáveis por eles.Esses filósofos representam figuras de pessoas que fogem a realidade da vida, para Nietzsche a vida é a práxis que inclui o verdadeiro e o falso e não só o verdadeiro, o bem e o mal não só o bem.
Os filósofos querem a certeza de que a verdade é alcançável e alcançada por eles.Por isso a busca dessa vontade de verdade se torna um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A moral em nietzsche: crítica à moral
  • Nietzsche e a educação
  • Nietzsche e a educação
  • Crítica à moral, por Nietzsche e Focault
  • A Educação Pós-Moderna: panorama, paradigma e perspectiva crítica
  • a educação moderna
  • A Educação na era Moderna
  • Educação Moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!