O que é fato social?

Páginas: 26 (6381 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
EMILE DURKHEIM







O QUE É FATO SOCIAL?




O fato social não pode ser definido pela sua generalidade no interior de uma sociedade. Caracteres distintivos do fato social: 1) exterioridade em relação às consciências individuais; 2) ação coercitiva que exerce ou é suscetível de exercer sobre aquelas consciências. Aplicação desta definição às práticasconstituídas e às correntes sociais. Verificação da definição.

Outra maneira de caracterizar o fato social: o estado de independência em que se encontra em relação às suas manifestações individuais. Aplicação desta característica ás práticas constituídas e às correntes sociais. O fato social se generaliza porque é social, em lugar de ser social por ser geral. Como esta segunda definição seengloba na primeira.

Como os fatos da morfologia social se englobam nesta mesma definição. Fórmula geral do fato social.

Dado o hábito existente de representar a vida social como o desenvolvimento lógico de conceitos ideais, não é impossível, outrossim, que sejamos acoimados de materialistas, nem que se acuse de grosseiro um método que torna a evolução coletivadependente de combinações objetivas, definidas no espaço. Poderíamos com maior justiça reivindicar a qualificação contrária.

A idéia de que os fenômenos psíquicos não podem ser derivados diretamente dos fenômenos orgânicos não constitui, efetivamente, a essência do espiritualismo? Ora, nosso método não é, em parte, senão uma aplicação desses princípios aos fatos sociais. Separamos o reinopsicológico do reino social, do mesmo modo que os espiritualistas separam o reino psicológico do biológico; como eles, recusamos explicar o mais complexo pelo mais simples. Na verdade, porém, nem uma nem outra apelação nos convém exatamente; a única que aceitamos é a de racionalistas. Estender à conduta humana o racionalismo científico é, realmente, nosso principal objetivo, fazendo ver que, sea analisarmos no passado, chegaremos a reduzi-la a relações de causa e efeito; em seguida, uma operação não menos racional a poderá transformar em regras de ação para o futuro.

Fomos tachados de realismo e ontologismo, embora tivéssemos declarado inúmeras vezes que a consciência, tanto individual quanto social, não constituía para nós nada de concreto e sim somente um conjunto maisou menos sistematizado de fenômenos sui generis. Embora dizendo e repetindo, expressamente e por todos os modos, que a vida social era toda feita de representações, fomos acusados de eliminar da sociologia o elemento mental. Houve mesmo quem chegasse a restaurar contra nós processos de discussão que acreditávamos desaparecidos definitivamente. Com efeito, a pretexto de que estavam “conformes comos nossos princípios”, imputaram-nos certas opiniões que não tínhamos sustentado. A experiência todavia, tinha mostrado já todos os perigos deste método de crítica que, permitindo reconstruir arbitrariamente os sistemas em causa, permite também deles triunfar sem esforço.

A proposição que apresenta os fenômenos sociais como exteriores aos indivíduos não foi menos vivamente discutidado que a precedente. Parece ao senso comum que a vida social não pode ter outro substrato senão a consciência individual; caso contrário que ficaria no ar, planando no vácuo.

Como poderiam movimentos vitais se processar no seio de elementos inanimados? E mais ainda, como se distribuiriam as propriedades biológicas entre os elementos em questão? Ela existe no todo e não nas partes.Não são as partículas inanimadas da célula que se alimentam, se reproduzem, que vivem em suma; é a própria célula, e só a célula.

Se a síntese sui generis que constitui toda a sociedade desenvolve fenômenos novos, diferentes daqueles que se passam nas consciências solitárias (ponto cuja admissão já alcançamos), concorde-se, também, que a sede de tais fatos específicos é a própria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fato social
  • O que é fato social?
  • Fato Social
  • fato social
  • Fatos Sociais
  • Fato social
  • Fatos sociais
  • Fatos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!