O que é etnocentrismo

Páginas: 11 (2562 palavras) Publicado: 27 de abril de 2012
Pedagogia – Sócio-Antropologia, Cultura e Escola
Docente: Dennis Domeneghetti Badia

Carolina Casari


1. Referência:
ROCHA, E. O que é etnocentrismo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1996.

2. Resumo

Segundo Rocha o etnocentrismo é uma visão do mundo onde um grupo é tomado como o centro de tudo e os outros são pensados através de seus valores. No plano intelectual é visto como adificuldade de se pensar a diferença e no afetivo como sentimentos de estranheza, medo, etc.
O autor diz que como plano de fundo desse etnocentrismo temos o choque cultural. De um lado existe o grupo do “eu” com o mesmo estilo de vida, e de repente surge o “outro”, o grupo do “diferente”, com um novo estilo de vida que também existe.
Então o grupo do “eu” faz com que sua visão seja a únicacorreta. O grupo do “outro” se torna anormal. E tudo isso resulta num reforço da identidade do primeiro grupo que é representado como o espaço da cultura e civilização por excelência, onde existe o saber, o trabalho e progresso sendo o grupo do “outro” o atrasado, os selvagens.
Aqueles que são diferentes do grupo do “eu”, por não poderem dizer algo de si mesmos, acabam sendo representados pela óticaetnocêntrica. Nas sociedades complexas e industriais contemporâneas existem mecanismos que reforçam seu estilo de vida pela negação do “outro”. O caso dos índios brasileiros serve como exemplo, pois, a sua imagem nos livros didáticos era de incapazes, perigosos e que andavam nus, o que causa espanto numa sociedade que absolutiza o uso de roupas. Através destes livros circula um saber etnocêntrico.Esse mesmo índio tem três papeis na história brasileira. No primeiro ele é o selvagem do descobrimento para mostrar a superioridade dos colonizadores. No segundo é a criança inocente da catequese que precisavam de proteção. E no terceiro é corajoso e ativo para fazer parte da etnia brasileira. É a mágica etnocêntrica. Além disso, tem a indústria cultural que está sempre ampliando e dandoexemplos do etnocentrismo. Nesse meio são criados diversos “outros” que reafirmam os valores de um grupo dominante.
Mas existem idéias que se contrapõem ao etnocentrismo e uma das mais importantes é a relativização que é a compreensão dos outros nos seus valores. Os diferentes conceitos de cultura de que a Antropologia dispõe mostrou como esta foi vista de maneiras mais etnocêntricas que cederamespaço a visões mais relativizadoras.
Para Everardo Rocha a Antropologia pensou a diferença ao longo de seus estudos e reflexões e um destes pensamentos que procura explicar essa diferença é o evolucionismo. A noção de evolução é um marco fundamental no pensamento antropológico. Assim, a diferença que causava espanto nos séculos anteriores encontra uma explicação: o outro é diferente porque possuium diferente grau de evolução. A evolução equivale ao desenvolvimento obrigatório de uma unidade que revela uma segunda forma.
Esta noção de evolução está ligada ao nível biológico do desenvolvimento e então o evolucionismo biológico e o social se encontram. O resultado disso é a permanência do etnocentrismo que traz a sociedade do “eu” como adiantada e a do “outro” como atrasada.
Cada item dacultura serve para demonstrar o percurso do primitivismo à civilização. Os itens culturais mudam a distância entre os povos. Desta forma encontramos ainda forte a visão etnocêntrica dentro do evolucionismo, mas também se armam bases que vão pouco a pouco eliminar o etnocentrismo dentro da Antropologia e isso se dá devido à ausência de um pensamento sistemático sobre o outro e a aceitação porparte do “eu” de que o “outro” é de natureza humana, porém atrasada. O evolucionismo é então o primeiro eixo de pensamento sobre o “outro” na Antropologia.
Rocha mostra então que no século XX, a Antropologia, trás um conjunto de novas idéias que vão exorcizando o etnocentrismo. Esta vai ser capaz de relativizar a noção ocidental do tempo, assim como a noção ocidental do individuo, assim como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!