O que é etnocentrismo?

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 19 de março de 2012
O QUE É ETNOCENTRISMO?

ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é Etnocentrismo ?. SP. Editora Brasilienses 4º Ed. 1987

“Etnocentrismo é um visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos , nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldadede pénsarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.”( P. 7)

“No etnocentrismo , estes dois planos do espírito humano – sentimento e pensamento – vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na maioria das sociedades como também facilmente econtrável no dia a dia das nossas vidas.” ( P 7)

“Este problema não é exclusivo de umadeterminada época nem de um única sociedade. Talves o etnocentrismo seja, dentre os fatos humanos, um daqueles de mais unanimidade.” (P. 8)

“De um lado, conhecemos um grupo do “eu”, o “nosso” grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmo deuses, casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma, empresta àvida significados em comum e procede, por muitas maneiras , semelhantemente, Aí, então, de repente, nos deparamos com um “outro”, o grupo do “diferente” que , às vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz é de forma tal que não reconhecemos como possíveis. E , mais grave ainda, este “outro” também sobrevive à sua maneira, gosta dela, também está no mundo e, ainda que diferente,também existe.”
(P, 8)

“O grupo do “eu” faz, então, da sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do “outro” fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou ininteligível.” (P. 9)

“No mais das vezes , o etnocentrismo implica um apreensão do “outro” que se reveste de uma forma bastante violenta. Como já vimos,pode colocá-lo como “primitivo”, como “algo a ser destruído”, como “atraso ao desenvovimento”,(fórmula ,aliás, muito comu me de uso geral no etnocídio, na matança dos índios).”(P.13)

“Na nossa chamada “civilização ocidental”, nas sociedades complexas e industriais contemporâneas, existem diversos mecanismos de reforço para o seu estilo de vida através de representações negativas do “outro”. Ocaso do índio brasileiro é bastante ilustrativo, pois alguns antropólogos estudiosos do assunto já identificaram determinadas visões básicas, determinados estereótipos, que são permanentemente aplicadso a este índios.” ( P. 15)

“Alguns livros colocavam que os índios eram incapazes de trabalha nos engenhos de açúcar por serem indolentes e preguiçosos. Ora, como aplicar adjetivos tais como“indolente” e “preguiçoso” a alguém, um povo ou uma pessoa , que se recuse a trabalhar como escravo, numa lavoura que não é a sua, para a riquza de um colonizador que nem sequer é seu amigo: antes, muito pelo contrário, esta recusa é, no mínimo, sinal de saúde mental.” ( P16)

“(...) TV, jornais, revistas, publicidade, certo tipo de cinema, rádio – está frequentemente fornecendo exemplos deetnocentrismo.”(P. 18)

“Nossas próprias atitudes frente a outro grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas.” ( p. 18)

“Mas, existem ideias que se contrapõem ao etnocentrismo. Uma das mais importantes é a relativização. Quando vemos que as verdades da vida são menos um questão de essência das coisas e mais uma questão deposição: estamos relativizando. Quando o sifnificado de um ato é visto não na sua dimensão absoluta mas no contexto em que acontece: estamos relativizando. Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando. Enfim, relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação.” (p....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo
  • O que é etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!