O que é etnocentrimo

Páginas: 8 (1837 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
CULTURA UM CONCEITO ATROPOLÓGICO
O QUE É ETNOCENTRISMO











PROFESSOR: Aroldo
ALUNO: Carmelo Peres da Costa - B38444-1
TURMA : EB2T30














ANTROPOLOGIA
ETNOCENTRISMO










Trabalho sobre o livro, Cultura um conceito antropológico,
e o que é Etnocentrismo, para matéria
Homem e Sociedade, sob orientação do Prof. Aroldo.Brasília
2012

Introdução




A primeira parte do livro Cultura um conceito antropológico refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos. Considerando as devidas limitações conceituais, o material segue seu propósito apontando para a influência da cultura na vida das diferentes sociedades e, mais que isso,alerta para o fato de que homem vê o mundo através de sua cultura, tendendo, portanto, a considerar o seu modo de vida o mais correto e o mais natural.
Já no livro O que é etnocentrismo será abordado sobre o que é Etnocentrismo, visando um entendimento do que seja essa visão de mundo, aprender sua utilidade e importância para nossa sociedade e também para nosso dia a dia como profissionaisque trabalham com o social.





















RESUMO DO CAP 1

Cultura um conceito antropológico

O Determinismo biológico - Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuiçãodos comportamentos culturais”. Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.
O Determinismo Geográfico - O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidadecultural. A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, efetuaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influencia geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico. As diferenças existentes entre os homens, portanto, não pode serexplicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.
Antecedentes Históricos do Conceito de cultura - No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era utilizam para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizaçõesmateriais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor.Mas o que ele fez foi formalizar uma ideia que vinha crescendo na mente humana. A ideia de cultura , com efeito, estava ganhando consistência talvez mesmo antes de John Locke, que em 1690, ai escrever Ensaio Acerca do Entendimento humano,procurou demonstrar que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião donascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento, através de um processo que hoje chamamos de endoculturação. Em 1871, Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética , como diríamos hoje. O segundo passo deste processo, iniciado por Tylor e completado por Kroeber, representou o afastamento crescente dessesdois domínios, o cultural e o natural.
O Desenvolvimento de Conceito de cultura - A primeira definição de cultura que foi formulada de ponto de vista antropológico, como vimos, pertence a Edward Tylor. Tylor procurou, além disto, demonstra que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etnocentrimo
  • Etnocentrimo e Relativismo
  • Etnocentrimo africano
  • Etnocentrimo (resumo)
  • etnocentrimo e relativismo cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!