o que é Etica

Páginas: 15 (3704 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
É T I C A

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.” (VALLS, 1994)

1. O que é ética?
A Ética pode ser entendida como o “Estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modoabsoluto” (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa).

O sociólogo Herbert de Souza (Betinho) quando questionado acerca do tema respondeu que:
“Pergunta. O que é ética?
Betinho. Ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas. Esses princípios devem ter características universais, precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre. Acho que essa e adefinição mais simples: um conjunto de valores, de princípios universais, que regem as relações das pessoas. O primeiro código de ética de que se tem notícia, principalmente para quem possui formação católica, cristã, são os dez mandamentos. Regras como “não matarás”, “não desejarás a mulher do próximo” “não roubarás” são apresentadas como propostas fundadoras da civilização ocidental e crista.”(RODRIGUES, 1994)

A Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade.

Ética provem da palavra Grega ethos que significa costume, sendo esse também uma das acepções da palavra Grega more que deu origem à palavra moral.

Talvez por esse e por outros motivos seja tão comum o tratamento dado como sinônimo entre ambas as palavras.

Devemos então ter em mente queambas se distinguem vez que Ética e a ciência que tem como objeto de estudo a moral, sendo a moral o conjunto de normas adquirido pelo hábito ou práticas reiteradas em determinada sociedade.

Assim, podemos observar que a ética varia tanto no tempo quanto no espaço.A ética impõe um juízo de valores normativo, determinando o dever ser (não o ser) observando-se que não é ela responsável pelaelaboração dos mesmos, ela apenas os enumera quando estuda a moralE mais, a ética diversamente da norma jurídica – imposta pelo Estado – aceita sua inobservância, gerando o que podemos chamar de reprovação social.

Assim, podemos estabelecer alguns pontos importantes da ética, tais como:
a consenso mínimo: ligado ao hábito ou práticas reiteradas onde a maioria da sociedade deve entender ser incorreta aadoção de alguma medida.
b possibilidade de variar no tempo e espaço1(na sociedade): quanto ao tempo devemos observar que a ética é ligada aos costumes logo varia conforme o tempo, com a história2; e quanto ao espaço devemos observar que os costumes tendem a variar de região para região3.
c pluralidade e tolerância4: devemos sempre ter em mente que as diferenças são essenciais à sobrevivência eque nada deve ser aceito por si só, deve ser contestado para que alcancemos o maior grau de verdade possível, no entanto, devemos mais do que tudo respeitar as divergências de idéias.
d princípios e não mandamento: a ética não é baseada em normas que devem ser observadas, fazendo para tanto até a observação delas por meio de imposição, a violação de seus mandamentos gera apenas uma reprovaçãosocial e não uma pena5.

Com relação a ética e a moral o sociólogo Herbert de Souza respondeu que:
“A ética é muito mais ampla, geral, universal do que a moral. A ética tem a ver com princípios mais abrangentes, enquanto a moral se refere mais a determinados campos da conduta humana. Quando a ética desce de sua generalidade, de sua universalidade, fala-se de uma moral, por exemplo, uma moral sexual,uma moral comercial. Acho que podemos dizer que a ética dura mais tempo, e que a moral e os costumes prendem-se mais a determinados períodos. Mas uma nasce da outra. E como se a ética fosse algo maior e a moral fosse algo mais limitado, restrito, circunscrito.” (RODRIGUES, 1994)

2. Importância do tema.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!