O que é ethernet

Páginas: 8 (1803 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

É uma das tecnologias de redes mais usadas nos dias de hoje, é uma interconexão de redes-locais, por meios físicos (cabeamento) baseadas em envios de pacotes.
Com o desenvolver da tecnologia a Ethernet tornou-se um padrão de redes 802.3 nos anos 90 e vem sendo cada vez mais utilizada. seu conceito de que a comunicação é compartilhada por um único cabo é onde está o “mais”,pois muitos cabos são baratos, e a topologia não é tão difícil de ser executada, facilitando assim seu crescimento.


2. ETHERNET

Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física. E formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (MediaAccess Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET. A Ethernet é uma tecnologia de rede muito utilizada porque o preço de tal rede não é muito elevado. Foi inventada na década de 1970 naXerox com Robert Metcalfe. Que inicialmente tentava conectar alguns computadores numa única via um cabo Coaxial.

2.1 Descrição geral

Uma placa de rede Ethernet típica com conectores BNC (esquerda) e RJ-45 (centro).
Ethernet é baseada na ideia de pontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado deéter (no original, ether). Isto é uma referência oblíqua ao éter luminífero, meio através do qual os físicos do século XIX acreditavam que a luz viajasse.
Cada ponto tem uma chave de 48 bits globalmente única, conhecida como endereço MAC, para assegurar que todos os sistemas em uma ethernet tenham endereços distintos.
Tem sido observado que o tráfego Ethernet tem propriedades de autosimilaridade, com importantes consequências para engenharia de tráfego de telecomunicações.
Os padrões atuais do protocolo Ethernet são os seguintes:

• 10 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3);
• 100 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u);
• 1 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z);
• 10 gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae);

2.2 Padrões Ethernet

Embora as redes Wi-Fitambém sejam redes Ethernet, o termo "Ethernet" é geralmente usado apenas em relação às redes cabeadas, enquanto as redes sem fio são mais popularmente chamadas de "redes wireless", "redes Wi-Fi", ou ainda "redes 802.11g" ou "redes 802.11n" (nesse caso indicando um padrão específico).

Não seria errado dizer "minha rede wireless Ethernet", mas provavelmente a pessoa com quem estivesse falandoiria achar estranho. Vou então adotar esta convenção no restante do livro, usando o termo "Ethernet" para as redes cabeadas e "Wi-Fi" quando quiser me referir às redes wireless 802.11 de uma forma geral.

Como tudo na informática, as redes Ethernet passaram por uma série de evoluções desde a criação do padrão na década de 1970. Os três padrões mais importantes são o 10BASE-T, o 100BASE-TX e o1000BASE-T, que correspondem aos padrões de 10, 100 e 1000 megabits para cabos de par trançado que usamos no dia-a-dia. Mas, além deles, existem diversos outros padrões Ethernet que é importante conhecer. Além dos padrões para cabos de par trançado, existem padrões para cabos de fibra óptica e até para cabos twinax.

2.3 Ethernet com meio compartilhado CSMA/CD

Um esquema conhecido como CarrierSense Multiple Access with Collision Detection (CSMA/CD) organizava a forma como os computadores compartilhavam o canal. Originalmente desenvolvido nos anos 60 para ALOHAnet - Hawaii usando Rádio, o esquema é relativamente simples se comparado ao token ring ou rede de controle central (master controlled networks). Quando um computador deseja enviar alguma informação, este obedece ao seguinte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ethernet
  • Ethernet
  • Ethernet
  • Ethernet
  • ETHERNET
  • Ethernet
  • ethernet
  • A ethernet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!