O que é esquizofrenia?

Páginas: 4 (979 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
O que é esquizofrenia?
A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico grave que atinge, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial. Caracteriza-se como uma psicose e seusprincipais sintomas são delírios, alucinações, desorganização mental, dificuldade de conviver em ambientes sociais e déficit de atenção apresentado por alguns portadores.
A partir desses sintomas, adoença é classificada em seis subtipos: paranoide, desorganizada ou hebefrênica, catatônica, indiferenciada, simples e residual. Ressalta-se que um mesmo portador pode apresentar sintomascaracterísticos de mais de um desses subtipos no decorrer da evolução da doença.
Sabe-se que a esquizofrenia é fortemente associada a fatores genéticos. No entanto, esses fatores não são suficientes para explicaro surgimento da doença, cujo desenvolvimento pode estar ligado, também, a fatores ambientais, como relações familiares, educação, estresse e outras condições gerais de vida.
A doença manifesta-se,geralmente, entre os 20 e 30 anos, alcançando, em alguns casos, picos de intensidade, conhecidos como ''surtos psicóticos''. É nesse período que a doença é mais comumente percebida.
Depois derealizado diagnóstico por psiquiatra qualificado, o portador, seus cuidadores, familiares e amigos devem aprender a conviver com a esquizofrenia, pois ainda não há cura definitiva para ela.
Apesar disso,o seguimento de tratamento adequado, composto por medicação e terapia, pode evitar novas crises e impedir o agravamento da doença. Os cuidados e o tratamento devem seguir por toda a vida, permitindoque os portadores tenham uma vida social e profissional bem adaptada e produtiva.
Uma pessoa esquizofrênica é perigosa ?
O que é esquizofrenia ? Uma pessoa esquizofrênica é perigosa ?
Para explicara um leigo o que significa o termo esquizofrenia, pode-se dizer o que popularmente é chamado de loucura. Portanto, o que caracteriza a esquizofrenia (há varios tipos) é a perda da relação com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esquizofrenia
  • esquizofrenia
  • ESQUIZOFRENIA
  • Esquizofrenia
  • Esquizofrenia
  • Esquizofrenia
  • Esquizofrenia
  • esquizofrenia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!