O que é esclarecimento? KANT, Immanuel; Tradução Paulo César Gil Ferreira; Revisão Marco Antonio Casanova – 1. Ed – Rio de Janeiro; Via Verita, 2011.

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Comunicação e Filosofia
Professor: Paulo Oneto
Aluna: Jéssica Silvano Maciel de Oliveira
Turma: EC1

O que é esclarecimento? KANT, Immanuel; TraduçãoPaulo César Gil Ferreira; Revisão Marco Antonio Casanova – 1. Ed – Rio de Janeiro; Via Verita, 2011.

Kant descreve o esclarecimento como sendo a saída do homem da sua menoridade. Entende-se pormenoridade a inaptidão para fazer uso do seu próprio entendimento sem a interferência de outro indivíduo.
Quando o homem se mostra incapaz de sair da sua menoridade, Kant o aponta como único culpado. Ocoloca em uma posição de covarde, como se lhe faltasse coragem para sair do estado de dependência e de acomodação, afirmando que é mais fácil ser guiado por outro individuo do que assumir as rédeas daprópria vida.
Kant afirma que alguns tutores tiram proveito da situação e induzem seus protegidos a seguirem na menoridade, impondo a eles que a maioridade é perigosa. É fácil caminhar quando se temalguém para guiar os passos, mas certos tutores apontam para as dificuldades de se caminhar de forma independente.
Há aqueles que saem da menoridade de forma natural. Buscam o esclarecimento por simesmos.
O texto aborda os perigos de se propagar o preconceito, pois este pode se voltar um dia contra aquele que o propagou.
Kant aponta a liberdade como principal condição para haver esclarecimento.A liberdade muitas vezes é limitada por regras que podem ser questionadas, porém, não podem ser desobedecidas.
Para exemplificar a questão da limitação da liberdade, Kant cita a cobrança de impostos.O indivíduo pode questionar, pode externar sua opinião, porém não pode deixar de pagar o valor cobrado, pois isso acarretaria inúmeras consequências.
Outro exemplo de limitação da liberdadeapresentado por Kant é a pregação de um sacerdote em uma aula de catecismo. O sacerdote pode não concordar com aquilo que está sendo ensinado, mas ele foi designado para aquela missão e deve cumpri-la. Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de "o que é esclarecimento?" (immanuel kant)
  • Esclarecimento
  • Marco Antonio e Julio César
  • Chuvas no rio de janeiro
  • Luria, alexander romanovich.a atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais.in curso de psicologia...
  • Livro: fundamentação da metafísica dos costumes- immanuel kant-tradução de antônio pinto de carvalho. companhia...
  • “Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?”, de Immanuel Kant, data 5 de Dezembro de 1783, traduzido por Luiz Paulo...
  • 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno / Zygmunt Bauman; tradução Vera Pereira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!