O que é ensinar

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Ensinar é confrontar-se cotidianamente com a heterogeneidade e partilhar saberes, é pensar no aluno e prepará-los para lidar com problemas da realidade. A prática pedagogia em sala de aula fazcom que o aluno, futuro professor, possa confrontar-se, associar a metodologia a pratica e vivenciar situações de rotina escolar.
Ela possibilita ao futuro professor, o privilegio de rompercom os antigos paradigmas de forma inovadora, reconhecendo a sala de aula como um espaço para ser trabalhado, transformado e sempre que possível inovado. Dentro desse contexto, o professor deveter em mente a necessidade de se colocar em uma postura norteadora do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração que sua prática pedagógica em sala de aula tem papel fundamental nodesenvolvimento intelectual do aluno, podendo leva ló a alienação ou libertação. Para isso, é necessário que ele faça uma reflexão sobre suas rotinas em sala de aula, o quer fazer para melhorar eatrair a atenção dos alunos; buscando sempre que possíveis novas ferramentas pedagógicas tecnológicas para dar suporte às praticas e quebrar a rotina.
O estágio supervisionado deve ser vistocomo uma oportunidade de formação contínua da metodologia verso prática pedagógica. Neste sentido o estagiário assume o papel ativo e isto exige um confronto com a realidade, estando aberto amudanças objetivando o crescimento pessoal e profissional da prática docente. Podendo ele, observar, intervir no cotidiano escolar exercitando suas potencialidades. A cada nova situação uma novaatitude, se fortalecendo e se munindo de estratégias que viabilizem o controle, o respeito e o interesse na sala de aula.

Por fim, a prática pedagógica e os desafios do estágio supervisionadonão encerram com termino da regência em sala. A formação do professor é continuada e a carreira exige um profissional que trabalhe seu entorno, pesquisando, analisando e que fuja das rotinas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensinar
  • ensinar
  • Ensinar
  • O que é ensinar
  • Ensinar é...
  • Quando ensinar?
  • Resumo Ensinar a Ensinar
  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!