O que é engenharia de produção

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
O que é a Engenharia de Produção?
Neste pouco tempo em que o site da "Produção em Revista" está em funcionamento, temos recebido vários e-mails de pessoas interessadas em saber mais ou apenas conhecer, saber o que é a Engenharia de Produção. "O que se aprende no curso de Engenharia de Produção? " e "O que faz um engenheiro de produção? Com o que trabalha?" são algumas das questões maisfreqüentes que respondemos por e-mail e tentaremos, por meio deste texto, fornecer uma visão mais completa a respeito do curso.
A descrição a seguir foi retirada do "Catálogo do Curso de Engenharia de Produção" (em estágio preliminar) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mostra de forma sucinta os aspectos básicos do curso. As diferentes universidades brasileiras que oferecem o curso possuemaspectos em comum, mas cada curso possui suas características próprias (que podem ser consultadas no artigo "Necessidade de Reformulação da Legislação Regulamentadora dos Currículos de Graduação em Engenharia de Produção", (do Prof. Fernando César Almada Santos, da UFSCar), cujo estudo detalhado permite uma comparação entre os cursos.
A Engenharia de Produção na UFRJ
A Engenharia de Produção se dedicaao estudo, ao projeto e à gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando a melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da saúde das pessoas no trabalho.
Dado que a Engenharia de Produção não se insere em uma área específica da tecnologia, caracterizando-se antes como uma "engenharia de métodos e de procedimentos", a abordageminterdisciplinar tornou-se o caminho histórico da sua construção cognitiva. Assim, os primórdios da especialidade remontam aos estudos da divisão, da organização e da racionalização do trabalho, no início da produção industrial. A partir daí, ela abrangeu os mais diferentes ramos das telecomunicações à agricultura, da administração à construção civil, do comércio aos serviços.
A formação do Engenheirode Produção deve atender, portanto, essa abrangência de interesses, tendo em vista da extensa aplicabilidade de seus métodos, como de seu contato com diversas ciências humanas, em particular a economia e as ciências da organização (que envolvem temas ligados à sociologia, às ciências ambientais, à psicologia e à matemática aplicada). Ele deve ser , portanto, o "engenheiro interdisciplinar" porexcelência, no qual a competência técnico-científica se alie a um embasamento humanístico sólido.
Para contemplar estes múltiplos aspectos da formação do Engenheiro de Produção, pode-se dividir as disciplinas do curso em seis grandes áreas. A primeira delas é a das disciplinas de formação básica, como Matemática, Física, Química e Expressão Gráfica. As demais áreas são as seguintes:
Área deTecnologias Básicas
A área de tecnologias básicas objetiva fornecer ao aluno de engenharia de produção uma visão geral da engenharia, e de seus métodos, permitindo a ele ter conhecimentos nas principais áreas da engenharia, notadamente naquelas onde sua interface é maior.
Nesta área estão classificadas as disciplinas: Introdução à Engenharia de Produção, Metodologia de Pesquisa, InstalaçõesIndustriais, Engenharia de Processos Mecânicos,Termodinâmica Aplicada, Engenharia de Processos Químicos, Princípio de Ciência dos Materiais, Sistemas de Produção Mecânicos e Controle Numérico, Manufatura Integrada por Computador. As duas últimas são disciplinas ligadas à automação industrial.
Área de Engenharia do Trabalho
O caráter único da Engenharia de Produção de lidar com pessoas enquantotrabalhadores, consumidores - implica na necessidade de que os futuros engenheiros tenham base sólida nas áreas relacionadas às Ciências Sociais Aplicadas e, em especial, na Sociologia e Psicologia. É necessário estudar, entre outros pontos, os reflexos mentais frente a diferentes tipos de trabalho, a motivação, a cooperação, etc. Nos últimos anos, estas questões ganharam relevância com a crescente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de producao
  • Engenharia de produção
  • engenharia da produção
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de produção
  • O que é engenharia de produção?
  • Engenharia produção
  • engenharia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!