O que é engenharia de produção

Páginas: 27 (6621 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
Faculdade Estácio de Curitiba.

Introdução à Engenharia de produção
Professor Mario Kyohi Takahasi

Alunos: Emanuel Augusto Passos Moresco

Curitiba Agosto – 2012

O que é Engenharia de Produção?

É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias eempresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entreo setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho. Segundo aAssociação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO): 'Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo aconhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia',(Elaborado a partir das definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE). O Engenheiro de Produção Ainda segundo a ABEPRO, o Engenheiro de Produção deve ter uma sólida formação científica e profissional geral que o capacitea identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humana, em atendimento às demandas da sociedade.

O engenheiro de produção se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemassócio-técnicos, isto é, sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e ambientais. O engenheiro de produção tem formação sólida nas disciplinas fundamentais das ciências exatas e em um conjunto de disciplinas específicas das engenharias, incluindo logística, pesquisa operacional e computação, associadas às disciplinas dos campos da administração, sociologia eeconomia. Essa formação ampla coloca o engenheiro de produção em uma posição distintiva em relação a outras profissões, para compreender os problemas industriais e de outros ambientes de negócios de forma global e não fragmentada. Este profissional é um importante vetor da geração, implementação e difusão de inovações tecnológicas. Trata-se de um profissional versátil, que pode exercer diferentesocupações em sua carreira, na indústria e nos serviços.

Quais são as área de conhecimento da Engenharia de Produção?
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO (2001), para se definir e conceituar as competências do Engenheiro de Produção deve-se verificar quais habilidades, conhecimentos e atitudes são necessários a um Engenheiro de Produção. Assim as competências doEngenheiro de Produção conceituam-se como saberagir diante de situações complexas, ou seja, analisar a mesma para saber o que fazer, utilizando seus conhecimentos, saber como fazer, por meio de suas habilidades e fazer, com suas determinadas atitudes, determinação, interesse e comprometimento, dentre outras. O curso de Engenharia de Produção é multidisciplinar onde diversas áreas são integradas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de producao
  • Engenharia de produção
  • engenharia da produção
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de produção
  • O que é engenharia de produção?
  • Engenharia produção
  • engenharia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!