O que é dns

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
O que é DNS?

1.Introdução

Um recurso da internet, por exemplo, um site da Web, pode ser identificado de duas maneiras: pelo seu nome de domínio, por exemplo, “www.wikipedia.org” ou pelo endereço de IP dos equipamento que o hospedam (por exemplo, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio www.wikipedia.or]). Endereços de IP são usados pela camada de rede para determinar a localização físicado equipamento. Nomes de domínio, porém, são mais mnemônicos para o usuário. É então necessário um mecanismo para traduzir um nome de domínio em um endereço IP. Esta é a principal função do DNS.

2.Hierarquia

[pic]

Devido ao tamanho da internet, armazenar todos os pares domínio - endereço IP em um único servidor DNS seria inviável, por questões de escalabilidade que incluem:
•Confiabilidade: se o único servidor de DNS falhasse, o serviço se tornaria indisponível para o mundo inteiro.
• Volume de tráfego: o servidor deveria tratar os pedidos DNS do planeta inteiro.
• Distância: grande parte dos usuários estaria muito distante do servidor, onde quer que ele fosse instalado, gerando grandes atrasos para resolver pedidos DNS.
• Manutenção do banco de dados: o bancode dados deveria armazenar uma quantidade de dados enorme e teria que ser atualizado com uma frequência muito alta, toda vez que um domínio fosse associado a um endereço IP.
A solução encontrada é fazer do DNS um banco de dados distribuído e hierárquico . Os servidores DNS se dividem nas seguintes categorias:

Servidores raiz

(extraído de Servidor Raiz)
No topo da hierarquia estão os 13servidores raiz. Um Servidor Raiz (Root Name Server) é um servidor de nome para a zona raiz do DNS (Domain Name System). A sua função é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome designados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da internet por que eles são o primeiropasso em traduzir nomes para endereços IP e são usados para comunicação entre hosts.

Servidores de domínio de topo (Top-Level Domain)

Cada domínio é formado por nomes separados por pontos. O nome mais à direita é chamado de domínio de topo. Exemplos de domínios de topo são .com, .org, .net, .edu e .gov. Cada servidor de domínio de topo conhece os endereços dos servidores autoritativos quepertencem àquele domínio de topo, ou o endereço de algum servidor DNS intermediário que conhece um servidor autoritativo.

Servidores autoritativos

O servidor autoritativo de um domínio possui os registros originais que associam aquele domínio a seu endereço de IP. Toda vez que um domínio adquire um novo endereço, essa informação deve ser adicionada a pelo menos dois servidores autoritativos[4].Um deles será o servidor autoritativo principal e o outro, o secundário. Isso é feito para minimizar o risco de, em caso de erros em um servidor DNS, perder todas as informações originais do endereço daquele domínio.
Com essas três classes de servidores, já é possível resolver qualquer requisição DNS. Basta fazer uma requisição a um servidor raiz, que retornará o endereço do servidor de toporesponsável. Então repete-se a requisição para o servidor de topo, que retornará o endereço do servidor autoritativo ou algum intermediário. Repete-se a requisição aos servidores intermediários (se houver) até obter o endereço do servidor autoritativo, que finalmente retornará o endereço IP do domínio desejado. Repare que essa solução não resolve um dos problemas de escalabilidade completamente: osservidores raiz tem que ser acessados uma vez para cada requisição que for feita em toda a internet. Esses servidores também podem estar muito longe do cliente que faz a consulta. Além disso, para resolver cada requisição, são precisas várias consultas, uma para cada servidor na hierarquia entre o raiz e o autoritativo. Esta forma de resolver consultas é chamada não-recursividade: cada servidor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DNS
  • O que é DNS
  • DNS
  • DNS o que é?
  • O que é DNS
  • DNS
  • Medicamentos dm
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!