O que é dialética de leandro konder

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS E APLICADAS - CCSA
CURSO DE DIREITO NOTURNO

JULIANE ARETUZE DE SOUZA








UM ESTUDO DO LIVRO:
O QUE É DIALÉTICA DE LEANDRO KONDER















SÃO JOSE DOS PINHAIS
2011
JULIANE ARETUZE DE SOUZA













UM ESTUDO DO LIVRO:
O QUE É DIALÉTICA DE LENDRO KONDER

TRABALHOAPRESENTADO À GRADE DE SOCIOLOGIA JURÍDICA EM DIREITO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, COMO REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DE NOTA DO 2º SEMESTRE DA MESMA GRADE.

Orientador: Profº Mario Borges









SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011

SUMÁRIO



1 Introdução 03
2 O que é dialética 04
3 Conclusão 08
4REFERÊNCIAS.......................................................................................................09




Introdução



Este estudo refere-se ao tema “o que é dialética” que vem merecendo crescente atenção na teoria das relações humanas, seja do ponto de vista dos autores ou de observação empírica de estudantes de cursos como: direito, filosofia, sociologia e afins. Vale enfatizar que a dialética já não é objeto de interesse dosgregos, marxistas e fanáticos por filosofia, mas sim, de todos aqueles que buscam compreender melhor o ambiente em que vivem, bem como o desenvolvimento da racionalização humana e sua evolução histórica. Neste desenvolvimento se apresentará a idéia da evolução, autores e pontos fortes da dialética descritos por uma visão do Livro: O que é dialética de Leandro Konder.o que é dialética


1 Contexto histórico

No contexto histórico, a dialética teve várias definições e muitos pregadores, seu legado surgiu fatidicamente na Grécia, como a arte do diálogo, da argumentação, num período de grande transformação social. Zênon de Eléa, talvez Sócrates, podem ter sidos os grandes criadores deste principio, no entanto seu grande propagador com certezafoi Aristóteles. Ele a definia com uma espécie de junção a metafísica, de que todas as coisas possuem potenciais que se atualizam e se transformam efetivamente.
A dialética, no entanto passou por crise no período feudal (Idade Média), onde a autoridade religiosa era colocada em um “pedestal” de superioridade ao modo que o pensamento e as idéias humanas não tinham sentido e nem validade.
Somentecom O Renascimento e fim da Idade Média é que a idéia dialética pode novamente ser discutida e apreciada por vários estudiosos. No Iluminismo essa reação e atitude foram destacadas para as novas concepções da época, denominando o mundo que estava a surgir de “mundo racional”, não que fosse considerada com tanta relevância como foi na Grécia, porém não caiu no esquecimento histórico desta época,isso graças ao Filósofo Denis Diderot. Este filósofo pregava a idéia da dúvida e da mudança, fontes da dialética.
E por fim ao contexto histórico destaca-se Jean-Jacques Rousseau, com “Contrato Social”, onde defendia uma visão social democrática que com perspectiva universal e naturalmente livre, levariam para as soluções de seus problemas.

2 o trabalho

No período da Revolução Francesa,destacou-se o filósofo Imanuel Kant, com suas indagações principais sobre o que é conhecimento, sua natureza e os limites do conhecimento humano, chamando estas indagações de “razão pura” dentro destes questionamentos identificou certas antinomias (contradições) que não se desligavam das idéias. Logo após Kant, outro filósofo destacou os questionamentos filosóficos norteando o Ser e não seuConhecimento, contrariando a Kant, o filósofo Wilhelm Friedrich Hegel, ainda levantou a ideologia de que o Trabalho é que propulsor do desenvolvimento humano,uma superação dialética de modo que o homem passa a ser parte integrante da natureza, com certa interdependência da mesma, de modo que pode até transformá-la.

Ao contrário do Idealizador Hegel, surgiu outro pensador: Karl Marx, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: O que é dialética
  • Resumo do Livro "O que é Dialética?" (Leandro Konder)
  • Leandro
  • leandro
  • Leandro
  • Leandro
  • leandro
  • Leandro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!