O que é cultura

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
MAYARA OLIVEIRA E PAULA GABRIELLY

DROGAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SENAI CORUMBÁ
CORUMBÁ 2012
MAYARA OLIVEIRA E PAULA GABRIELLY

DROGAS

TRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA, DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA NO CETEC SENAI CORUMBÁ, MINISTRADA PELO PROFESSOR JOÃO VARELA.

CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SENAI CORUMBÁCORUMBÁ 2012

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A sociedade moderna vive um paradoxo que afeta pessoas de todas as classes sociais, praticamente no mundo todo: nunca houve tanta informação e ao mesmo tempo, parece que fatos básicos e ementares, sobre coisas que se supõe sejam de conhecimento geral, são esquecidos. Por isso, a família e a educação junto com professores emgeral, desempenham um papel fundamental na prevenção no esclarecimento e na própria solução deste assunto relevante as drogas.
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. 
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado pormudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Estão ao alcance da instituição escolar em sua missão formadora e educadora.
Faz-se necessário, portanto uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas poressas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. 
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Nos últimos anos, osdebates sobre o crescimento do uso de drogas pelas crianças e adolescentes têm fomentado discussões e reflexões com ênfase, até mesmo, na liberação da maconha.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o adolescente sobre os malefícios do vício. É muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há umagrande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar", atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida, a adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas, porém, não basta. Dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelouso. É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar a vida.

OBJETIVO

Objetivos específicos:
Sensibilizar a sociedade para a abordagem da questão. Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens. Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos jovens para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta. Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.

Objetivos gerais:
O trabalho tem como objetivo geral alerta sobre os males, causados pelo uso das drogas e identificar os principais fatores agravantes desde os internos aos externos desse mal. Conscientizar as pessoas na prevençãoe definir estratégias de combate a fabricação a venda e o uso das drogas.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do trabalho será utilizado estudos bibliográficos e pesquisas de vários autores, que realizaram artigos, dissertações, teses sobre o assunto. Serão utilizados opiniões e depoimentos de quem já vivenciou de alguma forma o mal causado pela droga.

DROGAS
O que são drogas?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • A cultura
  • cultura
  • O que é cultura
  • Cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!