O que é crônica

Páginas: 4 (999 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
Crônica
A palavra crônica é derivada do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo), e significado principal que acompanha esse tipo de texto é exatamente o conceito de tempo. A crônica é o relato deum ou mais acontecimentos em um determinado tempo.É a narração de um fato do cotidiano das pessoas, algo que naturalmente acontece com muitas pessoas.Esse fato é incrementado com um tom de ironia ebom humor, fazendo com que as pessoas vejam por outra ótica aquilo que parece óbvio demais para ser observado.
Quando a crônica surgiu era um relato de acontecimentos históricos, que eram registradospor ordem cronológica. Podia usar uma visão mais geral ou mais particular, assim como podia destacar fatos mais relevantes ou secundários. A partir de Fernão Lopes, no século XVI, é que a crônicacomeçou a tomar uma perspectiva individual ou interpretativa.
  TIPOS DE CRÔNICA: Crônica Descritiva, Crônica Narrativa, Crônica Dissertativa, Crônica Narrativo-Descritiva, Crônica Humorística, CrônicaLírica, Crônica Poética, Crônica Jornalística e Crônica Histórica.
Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeirosem decadência, estudou na cidade natal, em Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começoua carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma,formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviçopúblico e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Excelente funcionário, passou depois a trabalhar no Serviço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crônica
  • O que é uma crônica?
  • cronicas
  • Cronica
  • Crónica
  • CRÔNICA
  • cronicas
  • crônicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!