O que é cor

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Cor-luz

A luz incidente sobre os elementos físicos e químicos cria o espetáculo das cores por efeito de absorção, dispersão, reflexão e refração. Ao mostrar as cores do espectro solar, saídas de um prisma, para então atravessarem um segundo prisma invertido, que recompunha a luz branca original, Isaac Newton comprovava que as cores são propriedade da luz e não dos corpos refratores. Era avalidação da antiga afirmação de Da Vinci: “A luz branca não é uma cor, senão o resultado de outras cores”.
A partir do arco-íris de Newton, que compõe a luz branca, o cientista Thomas Young definiu as três cores básicas da síntese aditiva: vermelho, verde e azul. Essas três cores-luz primárias, somadas, produzem o branco. O nosso olho vê por síntese aditiva; na área iluminada por duas radiações, overmelho e o verde, o olho verá uma radiação, uma só cor, o amarelo.

Cor-pigmento
Os pigmentos ou substâncias coloridas contidas nos vernizes, tintas, aquarela, tintas para tecido e tintas de impressão possuem um poder seletor sobre as radiações luminosas que os atingem. Cada pigmento absorve, reflete ou refrata a luz incidente. Assim, por exemplo, uma superfície que vemos como vermelha é oresultado da absorção de todos os comprimentos de onda, exceto os correspondentes aos do vermelho. Adicionando pigmentos com características de seleção diferentes, obtém-se uma maior subtração de radiações, até o caso da absorção total, que corresponde à visão do preto.
Esse fenômeno físico da absorção parcial ou total das radiações luminosas é denominado síntese subtrativa, e suas coresbásicas, que, misturadas, proporcionam uma vastíssima gama de tonalidades, são o amarelo, o cyan e o magenta, escolhidas porque o pigmento de cada uma delas não é o resultado da combinação dos outros.

Teoria da Cor
O termo "cor" indica algo muito mais próximo da neurofisiologia do que da física. É algo que consiste mais no comportamento próprio de um indivíduo do que num fenômeno independente devalidade universal.
Podemos, no entanto, estudar as cores através da física propondo uma teoria conhecida como teoria das cores. Assim surge a colorimetria como ciência da medição das cores. A palavra "cor" é empregada para referir-se à sensação consciente de um observador cuja retina se acha estimulada por energia radiante.

Cores Primárias
A teoria das cores diz que por meio de coresbásicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores são vermelho, verde e azul para cor luz e vermelho, amarelo e azul para cor pigmento

Cores Secundárias
Se se misturarem duas cores primárias obter-se-á uma cor secundária ou binária:

Cor luz
Verde + Azul = Ciano
Azul + Vermelho = Magenta
Vermelho + Verde = Amarelo

Cor pigmento
Amarelo + Azul = Verde
Azul + Vermelho =Violeta
Vermelho + Amarelo = Laranja

Cores Terciárias
Se se misturar uma cor primária com uma secundária correspondente, isto é, que a contenha, o resultado será uma cor terciária ou intermediária. Por exemplo, a combinação de amarelo com alaranjado.

Cores Análogas
Estas cores são adjacentes no círculo cromático que, partindo da anterior a uma cor primária, chegam até a anterior àoutra primária que não as contenha.

Dimensões da Cor
Os teóricos classificam as cores com três dimensões: tom, valor e saturação. Para representar essa classificação elaboraram-se vários esquemas como a pirâmide de Lambert, o duplo cone de Ostwald e a ordenação criada por Munsell. Estes sistemas baseiam-se no mesmo princípio. O eixo vertical representa as escalas de valores acromáticos, quevão desde o branco na parte superior até o negro na inferior. O círculo correspondente ao equador contém a escala dos tons que possuem, nesta altura, um valor de claridade médio. Cada uma das seções horizontais do sólido apresenta os valores cromáticos num dado nível de claridade. Quanto mais afastado do eixo central, mais saturada será a cor. Quanto mais próximo, mais misturada com um cinza de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cor
  • A cor
  • A cor
  • A cor
  • O que é cor?
  • A cor
  • Cor
  • Cor Luz E Cor Pigmento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!