O que é Coordenação

Páginas: 65 (16088 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
Capítulo 1 – Quem é o Coordenador Pedagógico?

- Apresentação
O presente capítulo tem como objetivo.... se divide em xxx subtítulos ...



- Histórico do coordenador pedagógico. Comentar um pouco sobre o histórico do Coord. na escola que estou...PPP
Apresentar o histórico da estrutura da coordenação pedagógica na rede pública de ensino do Distrito Federal tem como objetivo trazerelementos para compreendermos a dinâmica em que a coordenação pedagógica ocorre no âmbito das três escolas públicas pesquisadas. A partir desse breve histórico, buscou-se relacionar os vários tipos de estruturas que foram determinadas pela Fundação Educacional do Distrito Federal – FEDF, bem como a estrutura organizacional que vigora atualmente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal –SEDF.
A partir da análise bibliográfico-documental podemos ressaltar as marcas deixadas pelas reformas educacionais propostas pela SEDF, ou seja, o impacto dos “pacotes reformistas”; tal análise se faz necessária porque retrata as implicações das reformas educacionais para a constituição da profissionalidade dos coordenadores pedagógicos.
Para tanto, buscou-se rememorar junto aos colaboradores dapesquisa fatos significativos que marcaram a trajetória profissional desses coordenadores na época em questão. A participação dos colaboradores na produção deste texto se justifica pela necessidade de entendermos o processo histórico no qual a coordenação pedagógica das escolas públicas foi sendo formatada. Outro ponto primordial foi assumir o diálogo e a reflexão no processo de investigação comocaracterística geral da Epistemologia Qualitativa:
Considerar a investigação como processo dialógico modifica não só o tipo de relação que se estabelece entre o investigador e o investigado, a qual é ativa, participativa e reflexiva, mas modifica o próprio conceito de instrumento de investigação e a forma de construir conhecimento no processo de investigação. (GONZÁLEZ REY, 2003, p.270)
Oespaço/tempo da coordenação pedagógica no Distrito Federal passou por várias configurações. Em uma pesquisa desenvolvida por Rosana César de Arruda
Fernandes (2007), a autora faz referência ao documento intitulado O ensino primário no
Distrito Federal publicado em 1969. Fernandes (2007) destaca que no documento não apareceu a denominação "coordenação pedagógica" e sim “horário complementar”. A cargahorária dos professores era de 20 horas semanais em regência de classe e 4 horas semanais de horário complementar em turno contrário ao da regência de classe.
O horário complementar era destinado ao planejamento e avaliação dos estabelecimentos de ensino. Conforme as diretrizes da época, tais atividades eram realizadas pelos Orientadores de Ensino.
Ainda de acordo com o documento publicado em1969, este apresentava outras ações, designadas como sendo ações de formação continuada:
[...] desencadeamos o seguinte esquema de ação:
a) Treinamento de professores para 1ª fase, em cursos especiais e em serviço;
b) Treinamento de orientadores e diretores para acompanhamento do trabalho e orientação aos professores. Essa orientação é feita semanalmente em 4 (quatro) horas do chamado horáriocomplementar;
c) Organização de uma equipe central para a supervisão dos trabalhos de 1ª fase, com professores de reconhecida experiência no trabalho de alfabetização;
d) Estabelecimento experimental de equipes de professores especializados em alfabetização em duas escolas em Taguatinga, para aulas de demonstração e descentralização do trabalho de supervisão da 1ª fase. (DISTRITO FEDERAL, 1969,p.17)
Um olhar mais apurado do trecho acima nos leva a constatar um modelo de formação pautado no treinamento de professores desvinculado das práticas pedagógicas vivenciadas pelos docentes. Na alínea “c”, a expressão “supervisão dos trabalhos” denota uma postura fiscalizadora e controladora da ação docente.
Convém salientar que o regime de trabalho adotado na década de 70 passou a exigir uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • coordenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!