O que é contrato

Páginas: 3 (744 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Contrato
Um contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seuequilíbrio social, ou seja, é um negocio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. As cláusulas contratuais criam lei entre as partes, porémsão subordinados ao ‘’direito positivo’’. As cláusulas contratuais não podem estar em desconformidade com o Direito Positivo, sob pena de serem nulas. No Brasil , cláusulas consideradas abusivasou fraudulentas. podem ser invalidadas pelo juiz, sem que o contrato inteiro seja invalidado. Trata-se da cláusula geral  ou revisão judicial dos contratos, que objetiva flexibilizar o princípio da  forçaobrigatória dos contratos, preponderando, assim, a vontade contratual atendendo à Teoria da Vontade. De um modo mais simples, contrato, como diz o nome, derivado do latim “contractu”, é um acordo entreduas ou mais pessoas.



























Classificação dos contratos



I - Contratos unilaterais, bilaterais (sinalagmáticos) e plurilaterais:

Nos contratosunilaterais, somente um é o credor, sendo o outro o devedor. Este ocorre na doação pura, no depósito e no comodato.

Nos bilaterais ou sinalagmáticos, os dois contratantes tem responsabilidades umcom o outro, sendo esses reciprocamente devedores e credores um do outro. Nesta espécie de contrato não pode um dos lados antes de cumprir suas obrigações, exigir o cumprimento do outro. O nome provémdo grego antigo synallagma, que significa "acordo mútuo".

Exemplo: na compra de um produto, o contratante (consumidor) e o contratado (vendedor) combinam de acertar a quantia em dinheiro somente notérmino do serviço do contratado (entrega do produto); o contratado só pode cobrar após entregar o produto e o contratante só o paga ao receber o objecto negociado.

Os contratos plurilaterais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contratos
  • contrato
  • Contrato
  • Contrato
  • Contrato
  • Contratos
  • Contrato
  • contrato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!