O que é conto de fadas?

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
De onde vem os contos de fadas?
Se não foram os Grimm nem o francês Perrault que inventaram os contos de fadas, quem, afinal, criou?
Ninguém! Ou melhor: um monte de gente. É assim: os contos sãocomo as lendas e os mitos. Ninguém sabe bem como eles nasceram, mas sabemos que foram transmitidos por meio da fala. Uma pessoa contava para outra, que contava para outra… E, a cada vez que contavam, ahistória podia mudar um pouquinho, porque cada um se lembrava de um jeito e usava sua imaginação.
E por que começamos a contar histórias? Ora, porque precisamos! O ser humano conta histórias desdequando fazia pinturas nas cavernas. Aquela era a forma de se comunicar. Hoje, contamos nossas experiências a todo tempo: da conversa na hora do recreio até quando chegamos em casa e falamos o queaconteceu na escola. E ouvir ou ler histórias também é muito gostoso: os gibis estão aí para provar!
Por isso as histórias têm tantas versões. “Uma das coisas mais fascinantes que descobri em minhapesquisa sobre contos de fadas foi a variedade com que uma mesma história pode aparecer e reaparecer em diferentes lugares e momentos da humanidade”, diz a escritora e pesquisadora Katia Canton, autora dolivro Era Uma Vez Irmãos Grimm. Leia a entrevista que ela deu ao Estadinho:


O que são contos de fadas?
Katia Canton: Os contos de fadas não são feitos só de princesas e castelos. Contar históriasé uma qualidade que nós temos desde que os homens da pré-história começaram a se comunicar e contar seus próprios mitos com pinturas nas paredes das cavernas. Naquele tempo, não se via diferençaentre texto e imagem. Tudo começa nas experiências reais do povo e na busca por coisas mágicas e fantásticas que ajudem as pessoas a enfrentar seus problemas no dia a dia.
A histórias sempre foram dojeito que são hoje?
Não. As histórias foram mudando com o passar do tempo. Antes, o ser humano não era civilizado e isso se refletia nos contos: era fácil encontrar algumas cenas bem violentas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contos de fadas
  • Contos de fadas
  • Conto de fada
  • Contos de Fadas
  • contos de fadas
  • Conto de Fada
  • contos de fadas
  • Contos de fadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!