O que é contar historia

Páginas: 12 (2840 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
1. O QUE É CONTAR HISTÓRIA?
Contar histórias é a transmissão de eventos através de palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento, não é apenas ler conteúdos de algum livro infantil, é também o professor soltar a imaginação e inventar coisas maravilhosas e ricas de conteúdo, que naquele momento pode ser muito importante para a criança se ela estiver passando pormomentos tristes, “trabalhar com a literatura infantil representa, simultaneamente, contribuir para a formação integral da criança, [...]”. (COSTA, 2007, p.33).
A linguagem oral é a mais importante figura de comunicação entre as pessoas, portanto, as histórias têm um papel respeitável no desenvolvimento das crianças, assim diz Coelho (1995, p.50), “contar histórias é uma arte, por conseguinterequer certa tendência inata, uma predisposição, latente, aliás, em todo educador, em toda pessoa que se propõe a lidar com crianças [...]”.
As pessoas se reuniam, contavam e repetiam histórias, guardavam suas tradições e assim transmitiam as histórias e o conhecimento acumulado para suas gerações.

1. PORQUE É IMPORTANTE CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS?
As crianças têm um mundo próprio,cheio de sonhos e fantasias e é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias, pois têm como valor específico o desenvolvimento das ideias, e cada vez que elas são contadas acrescentam às crianças novos conhecimentos.
O primeiro contato que as crianças têm com as histórias é normalmente feito oralmente, através da voz da mãe, do pai ou dos avôs quando contam pequenashistórias, contos de fada, tendo sempre a criança ou os pais como personagem, para a autora, “ler histórias para crianças, é você poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens [...]”. (ABRAMOVICH, 2008, p.17).
Ao contar uma história um universo é criado, fadas, dragões, animais, bandidos, mocinhas, enfim, as crianças precisam deste momento, pois é através disso queela vai sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo a alegria, a tranqüilidade, e tantas outras, tudo isso quando as ouvem.
As histórias são fontes maravilhosas de experiências, tanto para os pais como para as crianças. São meios preciosos de ampliar horizontes da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca, contudo, oprincipal elemento a ser alcançado ao contar uma história é o poder de “imaginação” que tira a criança do seu ambiente e lhe permite trabalhar a imaginação, viajar, conhecer lugares encantados. De acordo com Dohme (2000, p.16), “as histórias aumentam o horizonte das crianças, através da imaginação elas conhecem a china, pisam na lua, estimulando assim suas emoções e criatividade”.
Ao ouvirhistórias a criança se identifica com os personagens, se incorpora à trama da história como parte dela, pois elas agem, pensa, sentem, sofrem, alegram-se como se elas próprias fossem os personagens. As histórias assim vividas provocam nas crianças novos sentimentos e aperfeiçoam outros. Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como acomparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado), raciocínio lógico, as relações espaciais e temporais.
As histórias levam o ouvinte a conhecer pessoas, lugares, valores e, principalmente, conduzi-lo a seu mundo interno e ensiná-lo a resolver conflitos e a se fortalecer. Enfim, histórias desempenham papéis importantes à vida da criança, aspectos tais como: caráter; raciocínio;imaginação; criatividade; senso crítico; disciplina, entre outros.
A história é muito importante para o desenvolvimento da criança. Então porque contá-las?
• Para desenvolver a imaginação;
• Para desenvolver o poder de observação;
• Desenvolver a capacidade de dar sequência lógica aos fatos;
• Esclarecem o pensamento;
• Educam a atenção;
• Estimulam o interesse pela leitura;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contar História
  • Uma História para se contar
  • Contar uma historia
  • Contar historia
  • Contar historias
  • Como contar histórias
  • POR QUE CONTAR HISTÓRIAS
  • Contar História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!