O que é comunidade?

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
2. DESENVOLVIMENTO
Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. No seio de uma comunidade, é hábito criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outro(a)s grupos ou comunidades.
Do ponto de vista da sociologia, certos lugarescomo as cadeias ou os quartéis também são comunidades que podem ser descritas e analisadas. Por outro lado, no mundo laboral, uma empresa também é uma comunidade, uma vez que os seus integrantes partilham de objectivos comuns e de uma filosofia corporativa.
Graças ao desenvolvimento das novas tecnologias e da Internet, formaram-se as chamadas comunidades virtuais. As redes sociais, osfóruns, os sistemas de mensagens instantâneas e os blogues são espaços que permitem a criação deste tipo de comunidades.
Na literatura do desenvolvimento comunitário o conceito de comunidade é ambíguo, muito pela quantidade de definições utilizadas para definir. É frequente ouvirmos ou lermos o termo aplicado para designar pequenos agregados rurais (aldeias, freguesias) ou urbanos (quarteirões,bairros), mas também a grupos profissionais (comunidade médica, comunidade cientifica), a organizações (comunidade escolar), ou a sistemas mais complexos como países (comunidade nacional), ou mesmo o mundo visto como um todo (comunidade internacional ou mundial).
Comunidade pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter- relacionados que habita um mesmo lugar. Do ponto de vista dasociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro dum conjunto de normas. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem na mesma aldeia cidade ou no mesmo bairro.
Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós,investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades, sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre siconstituindo uma comunidade. A sociedade é o objeto de estudo das ciências sociais, especialmente da Sociologia, pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). Quando usado nesse contexto, o termo age como meio de comparar duas ou mais"sociedades" cujos membros representativos representam visões de mundo alternativas, competidoras e conflitantes.
Também, alguns grupos aplicam o título "sociedade" a eles mesmos, como a "Sociedade Americana de Matemática". Nos Estados Unidos, isto é mais comum no comércio, em que uma parceria entre investidores para iniciar um negócio é usualmente chamada de uma "sociedade". No Reino Unido,parcerias não são chamadas de sociedade, mas cooperativas.
Margaret Thatcher não foi a única a dizer que não existe sociedade. Ainda há um debate em andamento nos círculos antropológicos e sociológicos sobre se realmente existe uma entidade que poderíamos chamar de sociedade. Teóricos marxistas como Louis Althusser, Ernesto Laclau e Slavoj Zizek argumentam que a sociedade nada mais é do queum efeito da ideologia dominante e não deveria ser usada como um conceito sociológico.
Á necessidade que a escola promova encontros, os pais ou responsáveis participam da análise dos resultados do período anterior e recebem instrumentos e critérios para acompanhar em casa o desenvolvimento dos filhos no período seguinte e para ouvir as percepções pessoais dos estudantes sobre a vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunidade
  • A comunidade
  • comunidade
  • Comunidade
  • Comunidade
  • Comunidades
  • COMUNIDADES
  • Comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!