o que é ciencia afinal

Páginas: 16 (3853 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE FISIOTERAPIA
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO




RESENHA
O QUE É CIÊNCIA AFINAL?


Rogéria Menezes da Silva


Orientador: FREDSON A. N. VALENTE
FISIO 22



MARABÁ
2014/2
O QUE É CIÊNCIA AFINAL

Cap. I – Indutivismo: Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência
A ciência é objetiva. O conhecimento científico éprovado objetivamente. A ciência é baseada no que podemos ver,ouvir,tocar.Opiniões ou preferências e suposições e especulativas não tem lugar na ciência. Essa primeira visão tornou-se popular durante e como consequência da Revolução Científica que ocorreu principalmente durante o século XVII,levado a cabo por grandes cientistas pioneiros como Galileu e Newton. As forças progressivas do séculoXVII chegaram a ver como um erro as preocupações dos filósofos naturais medievais como as obras do antigo especialmente a de Aristóteles. Estimulados pelos sucessos dos grandes experimentadores, como Galileu, eles começaram cada vez mais a ver experiência como fonte do conhecimento. Os dados poderiam se adequar ou não a um esquema conhecido do universo, mais a coisa mais importante, na opinião deGalileu, era aceitar os dados e construir a teoria e se adequar-se a eles. As afirmações a respeito do estado do mundo e de alguma parte dele podem ser justificadas ou estabelecidas como verdadeiras de mudanças diretas pelo uso de sentidos do observador não preconceituoso. Estas afirmações formam então a base a partir da qual as leis e teorias que constituem o conhecimento científico devem serderivadas.
Para fazer oposição a indução, Chalmers apoia-se no raciocínio dedutivo para delinear explicações advindas da disciplina da lógica, firmando a terceira parte desse capítulo. Certificando-se desse fato ao exemplificar certas premissas que, se apoiadas no real, então a conclusão deve ser verdadeira, porém a obtenção da verdade se dará por um recurso investigativo, que demarca a 4ª parte, ondea previsão e a explicação dos relatos indutivistas, que bem como a pesquisa dedutiva, são derivadas através de, primeiramente, leis e teorias, associadas às condições iniciais, culminando nessas previsões e explicações científicas.
Podemos resumir a posição indutivista ingênua dizendo, que de acordo com ela,a ciência é baseada no principio de indução. De acordo com o indutivista ingênuo,o corpodo conhecimento científico é construído pela indução a partir da base segura fornecida pela observação. O crescimento da ciência é continua, para frente e para o alto, conforme o fundo de dados de observação aumentada. Pois certamente uma característica importante da ciência é a sua capacidade de explicar é prever.

Cap. II – O problema da Indução

O conhecimento cientifica pode serconstruído, é obtido a partir de preposições de observação por indução. Será lançada duvida sobre a validade e justificabilidade do principio de indução. Este princípio, ou algo muito semelhante, é o pricípio,ou algo muito semelhante, é o princípio básico em que se fundamenta a ciência se a posição indutivista ingênua for aceita. Como pode o princípio de indução ser justificado? O processo de induçãocertamente se justificaria se argumentos indutivos embora as premissa sejam verdadeiras, e ainda assim não haver contradição envolvida. Dado este resultado, parece que o indutivista, de acordo com seu próprio ponto de vista é agora obrigado a indicar como princípio de indução pode ser derivado da experiência. Observou-se que a indução num grandes números de ocasião. Mais uma vez, as leis domovimento,plenatário,derivada da experiência sentida.
É importante o fato com experimentos e observações servem para lançar luz sobre algumas e apenas as considera de caráter relevante são registradas, porém a medida que essas teorias sejam consideradas ultrapassadas ou falíveis, devemos nos resguardar com a relevância destas, para que a investigação não seja considerada como enganosa. Essa dependência que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é ciencia afinal
  • O que é ciencia afinal?
  • O que é ciência, afinal?
  • O que é ciencia afinal
  • o que é ciencia afinal?
  • O que é ciencia afinal?
  • O que é ciência afinal?
  • O que é ciência afinal?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!