O que é ciencia afinal?

Páginas: 7 (1645 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
No primeiro capítulo do texto o autor mostra o que é o indutivismo e cita alguns exemplos para esclarecer melhor o assunto. Antes disso ele descreve que conhecimento científico é conhecimento provado, e que a ciência é baseada no que podemos ver ouvir, tocar etc. Além disso, conta também que a ciência é objetiva. De acordo com o autor para o indutivista ingênuo a ciência começa com aobservação. As informações a que se chega através das observações formam a base de todas as teorias. Para um indutivista a fonte da verdade não é a lógica, mas a experiência. Para o autor o relato do indutivista ingênuo da ciência é muito errado e perigosamente enganador. No segundo capítulo o autor fala mais um pouco sobre o problema da indução e fala que seu princípio da indução diz: "Seum grande número de AS foi observado sob uma ampla variedade de condições, e se todos esses AS observados possuíam sem exceção a propriedade B, então todos esses AS possuem a propriedade B". Esse é o princípio que fundamenta a ciência. Segundo o autor não se pode usar a indução para justificar a indução, ou seja, se o argumento é indutivo não pode ser usado para justificar a indução. A teoriadeve ser avaliada sob uma ampla variedade de circunstâncias, isso coloca sérios problemas para o indutivista. Pelo que foi observado nenhuma teoria é verdadeira, ela é provavelmente verdadeira. O problema da indução será evitado se podermos estabelecer que a ciência não envolve indução. No terceiro capítulo o autor comenta sobre a dependência que a observação tem da teoria. Teorias precisas ebem elaboradas são um pré-requisito para proposições de observação precisas. É nesse sentido que as teorias precedem a observação, portanto o papel que os indutivistas atribuem às proposições de observação na ciência é incorreto. No quarto capítulo o autor começa a falar sobre o falsicacionismo. Para o falsificacionista a observação é orientada pela teoria e a pressupõe. Eletambém abandona as afirmações que fazem supor que as teorias podem ser estabelecidas como verdadeiras ou provavelmente verdadeiras à luz da evidência observativa. Para fazer parte da ciência, uma hipótese deve ser falsificável. Quanto mais falsificável uma teoria, no sentido de discutir, melhor ela é. Se uma afirmação é infalsificável, então o mundo pode ter quaisquer propriedades, pode secomportar de qualquer maneira, sem confutar com a afirmação. Se uma teoria for falsificada significa que ela não serve mais pra nada. No capítulo cinco o autor fala sobre o falsificacionismo sofisticado, novas previsões e o crescimento da ciência. Quando uma teoria foi falsificada ela pode ser alterada, para essa alteração é dado o nome de ad hoc. A teoria que sofreu essa alteração é,consequentemente, menos falsificável, o que faz com que o falcificasionista rejeite essas ações de resguardo.
Temos teorias que assumem a forma de conjecturas audaciosas e arriscadas, em contra partida, também temos teoria que são conjecturas cautelosas, fazendo afirmações que não parecem envolver riscos significativos. se um desses tipos de conjecturas não conseguem passar por um teste de observaçãoo experimento ele será falsificado, enquanto se ele passar por tal teste diremos que esta confirmado.
As confirmações das novas previsões resultantes de conjecturas audaciosas são muito importantes na explicação falsificacionistas do crescimento da ciência. Se denominarmos o complexo das teorias científicas geralmente aceitas e bem estabelecidas num dado estágio da história da ciência deconhecimento prévio da época, podemos então dizer que uma conjectura será audaciosas se suas afirmações forem improváveis a luz do conhecimento prévios da época.
A meta da ciência é falsificar as teorias e substitui-las por outras melhores que demonstrem maior possibilidade de serem testadas.
No capitulo seguinte o assunto é as limitações do falsificacionismo que mostra como as falsificações podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é ciencia afinal
  • O que é ciencia afinal?
  • O que é ciência, afinal?
  • O que é ciencia afinal
  • o que é ciencia afinal?
  • o que é ciencia afinal
  • O que é ciência afinal?
  • O que é ciência afinal?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!