O que é cidadania

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 28 de junho de 2012
O pensamento positivista e a sociologia de
Augusto Comte



Ao iniciar suas reflexões, de encontro á realidade histórica da sociedade em que vivia, Comte percebeu que uma crise histórica entre a ordem feudal e a nova ordem capitalista, alicerçada na ciência e na indústria, instaurar-se-ia e posteriormente poderia causar uma desagregação moral e intelectual na sociedade do sec. XIX,resultando em um estado de caos, o qual ele afirmava encontrar-se a Europa após as revoluções industrial e francesa.
Segundo Comte, o fundamento das relações sociais era o conjunto de princípios adquiridos pela coletividade, este conjunto encontrava-se em desacordo com a nova ordem burguesa, deste modo, a crise só seria superada quando fosse construída uma nova coesão de pensamento ereconstruído a ordem, a partir da modernização industrial e cientifica.
Enfim, ele almejava a interferência direta na ordem social, a fim de otimizar e acelerar o seu desenvolvimento.
Em 1839, Comte conceituou e ligou a nova ciência definida por ele, Sociologia do positivismo, chamando-a de Física Social. Para ele esta disciplina deveria adotar os modelos do método positivos das ciênciasnaturais, ou seja, acredita na existência de leis naturais capazes de promover o desenvolvimento humano e social.
Alem disso, Comte seguia a física de Isaac Newton e as idéias mecanicistas e reducionistas, promovidas pela mesma, como paradigmas capazes de descrever corretamente a realidade social; utilizando-as desta maneira, como fundamento para suas teorias.
Sendo assim, a surgimento daFísica- Social, contribuiu não apenas para a criação de um novo ramo do conhecimento, já que com ela o positivismo contribuiria para a formação da nova ordem burguesa.
Comte pregava que a sociedade industrial precisava passar por mudanças morais importantes para seguir-se na direção correta, estas mudanças seriam acionadas pelos cientistas e industriais, pois desta forma o progresso teria livrecurso em decorrência da ordem disposta. A sociologia, assim, ao estudar os fatos sociais corresponderia ao elo que ligaria a sociedade e o progresso em fluxo continuo.
Augusto Comte organizou suas idéias partindo de uma Filosofia da Historia particular. De acordo com seus estudos, o homem era dotado de uma irresistível tendência social, por causa desta sociabilidade sua história constituiriano decorrer do desenvolvimento e do progresso da humanidade. Então, o homem seria um ser histórico, já que somente na Historia ele cumpriria sua natureza, um ser social.
Para que o ser humano aprendesse a utilizar a razão como fonte de suas ações seria necessário que a sociedade por três estados. Assim, estava definida a primeira lei natural da humanidade, estabelecida pela Física social,a chamada Lei dos três estados ou estágios.
O primeiro estado foi conceituado por esta lei como teleológico. Nele Deus seria o centro de todas as referências do homem, o parâmetro de tudo na sociedade.
Nesse estagio, o homem viveria em um estado de culto que mantinha- o ligado a divindade. Deus regeria a vida social e o homem vincular-se-ia a ele por meio de uma relação direta oupela mediação do Estado teocrático.
No aspecto teocêntrico da vida social, o homem não tinha a possibilidade de encontrar suas explicações na razão, pois o espírito teológico era fundamental na fé irracional.
Esse estado propunha, também, uma concepção de ordem e de sistema que obtivesse respostas e justificações para a ordenação do mundo social.
O segundo estado, conceituadopela lei de Comte, foi o metafísico. Este seria o elo intermediário entre os três, e o fundamento divino não seria mais a explicação da sociedade. Esse Estado era a negação da ordem anterior, Deus não seria mais o único regente da vida social e sim o cerne onipresente a ela. O objetivo desse estagio era questionar os dogmas da fé anterior, levantando hipóteses dos seus fundamentos e dissolvendo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!